« Anterior 08/01/2015 - 22:20 Próxima »
Morgoth (Melkor)

Melkor, mais tarde conhecido como Morgoth, era o maior e mais poderoso dentre todos os Ainur, e era o único que possuía um pouco do dom de cada um deles. Porém, seu irmão Manwë era o mais próximo e querido por Ilúvatar, o que despertava seu ressentimento. Na verdade, ele possuía o desejo de criar coisas de acordo com sua própria vontade, comparando-se em grandeza ao próprio Eru. Embora por muito tempo Melkor tenha procurado no vazio pela Chama Imperecível, nunca foi capaz de encontrá-la, já que ela residia apenas em Ilúvatar.

Durante a música que deu origem a Arda, em uma tentativa de aumentar seu papel e sua glória, Melkor começou a misturar seus próprios motivos que iam contra o tema proposto por Eru, e isso gerou uma enorme dissonância. Porém, quando os Ainur puderam contemplar a visão do mundo que criaram perceberam que até mesmo o desacordo de Melkor tinha origem em Ilúvatar, já que muitas das coisas belas surgiram de seu terror. Haviam também os elfos e homens, uma criação do próprio Eru. Assim que Melkor os notou, sentiu crescer em seu coração o desejo de submetê-los às suas vontades e fazer deles seus súditos e criados. Dessa maneira, ele decidiu entrar em Eä junto com os outros Ainur.

Enquanto os Valar criavam todas as coisas do mundo, Melkor intervinha da maneira que podia para satisfazer seus próprios desejos. Mas quando ele decidiu que aquele seria seu reino e ele o governaria, Manwë aliou-se a outros espíritos e se levantou contra sua vontade. Isso fez com que Melkor recuasse em um primeiro momento, mas quando ele percebeu que os Valar assumiam formas e tornavam o mundo belo de acordo com o seu prazer, sua inveja aumentou e ele avançou novamente em sua direção. Essa foi a origem da primeira batalha contra Melkor pelo domínio de Arda, pois tudo que os Valar construíam, ele destruía, e era necessário preparar o mundo para a chegada dos filhos de Ilúvatar.

Muitas foram as batalhas dos Valar contra Melkor, e muitos foram os seres que ele corrompeu. Porém, com medo do que ele poderia fazer contra os filhos de Ilúvatar, logo após o despertar dos elfos, os Valar se levantaram mais uma vez contra Melkor e devastaram parcialmente sua fortaleza, Utumno. Dessa maneira Melkor foi levado às prisões de Mandos, de onde ninguém poderia escapar, e sentenciado a passar três eras ali até que fosse feito um novo julgamento. Passado esse tempo, ele foi levado à presença de Manwë e, escondendo todo o seu ódio e fingindo arrependimento, ele obteve perdão por seus atos e permaneceu em Valinor, onde poderia ser vigiado.

Por um tempo, Melkor pareceu agir de maneira justa e muitos eram aqueles que procuravam seus conselhos, mas o rancor contra os elfos era imenso na profundeza de seu ser. Fëanor, que era o mais habilidoso dentre todos os eldar, criou três pedras de beleza imensa com a luz das árvores de Yavanna, e Melkor passou a cobiçá-las. Como os Noldor eram os que mais se interessavam por seus conhecimentos, eram também os que mais lhe davam ouvidos. Assim sendo, Melkor começou a plantar mentiras entre eles e terminou por provocar um conflito entre Fëanor e seu meio-irmão Fingolfin. Quando os Valar descobriram afinal o motivo da discórdia, tentaram punir Melkor, mas ele já havia fugido para longe. Com a ajuda de Ungolianth, Melkor volta a Valinor, destrói as duas árvores criadas por Yavanna e, aproveitando-se da ausência de Fëanor, rouba as Silmarils, matando o Finwë. A partir desse momento, Fëanor e todos os outros passaram a chamá-lo de Morgoth, que significa “inimigo escuro do mundo”.

Morgoth fugiu de Valinor, reuniu mais uma vez os seus servos e reconstruiu sua fortaleza. Dessa maneira, com as Silmarils em sua coroa, deu continuidade aos planos para dominar Arda e acabar com os elfos. Muitas guerras foram travadas contra ele e muitos foram os eldar que caíramem batalha. Fëanor pereceu na Dagor-nuin-Giliath, após enfrentar um exército de Balrogs. Durante a Dagor Bragollach, Fingolfin desafiou Morgoth para um combate e chegou a feri-lo sete vezes, mas também caíu. Fingon foi morto na Nirnaeth Arnoediad, enquanto Turgon pereceu durante a queda de Gondolin. Assim os Noldor e suas obras começaram a desaparecer segundo a própria maldição dos Valar, que recaiu sobre eles no momento em que deixaram Valinor.

Nesse meio tempo, Morgoth teve uma das Silmarils retirada diretamente de sua coroa por Beren. Essa foi a condição determinada por Thingol para que ele pudesse se casar com sua filha, Lúthien Tinúviel. Depois do assassinato de Thingol, a Silmaril passou por diversas mãos durante séculos, causando massacres e destruição em seu caminho. Por fim, Eärendil decidiu levá-la até Valinor para pedir perdão pelos atos dos Noldor e ajuda para conter o mal causado por Morgoth.

Manwë comoveu-se com o apelo de Eärendil e resolveu atender a seu pedido. Um grande exército formado pelos Valar e por aqueles elfos que não haviam deixado as terras de Valinor avançou pela Terra-Média até os portões de Morgoth. Grande parte de suas criaturas terríveis foram destruídas, os dragões foram derrubados pelas águias e o próprio Morgoth acabou sendo dominado em seu forte. As Silmarils foram removidas de sua coroa, e então ele foi expulso de Arda e enviado para o vazio. Dessa forma terminou o seu legado de terror sobre o mundo, que mais tarde seria assumido por seu servo, Sauron.



Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Apenas usuários logados no FlogVip podem comentar nesta foto!
/varda
Sobre * varda
Angra dos Reis - RJ

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

14/01/2015


14/01/2015


14/01/2015


14/01/2015


14/01/2015

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 1
Total: 411

Feed RSS