A regeneração é pela vontade de Deus, não do homem (Fil. 2:13). Devemos enfatizar que o homem, no estado natural, nem pode cooperar positivamente com qualquer influencia divina que possa ser aplicada por meio da verdade antes que a nova natureza seja nascida de Deus.
O homem natural, que sempre procura benefícios próprios pela religião, verdadeiramente não vê em Deus, ou na genuína santidade, nada desejável. Mesmo que um homem religioso buscasse a santidade e a verdade divina, tal busca não viria de um desejo sincero para glorificar somente a Deus (Romanos 1:18, "detêm a verdade em injustiça"; 1:25, "honraram e serviram mais a criatura do que o Criador"; 3:18, "Não há temor de Deus diante de seus olhos.") Qualquer busca de aparência de santidade seria para agradar-se a si mesmo em uma maneira ou outra (I João 2:16, "tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, ... dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo."; João 3:19, "os homens amaram mais as trevas do que a luz"; Mat. 23:37, "quantas vezes que eu ajuntar os teus filhos ... e tu não quiseste!").
Por causa da impiedade da natureza dele, não pode ser esperada que o homem cooperasse para dar início à santidade verdadeira no seu coração. Há os que dizem que uma apresentação favorável de várias verdades pode causar a nova natureza no homem. Pensam alguns que os fatos importantes da Bíblia podem ser mecanicamente impressionados na mente do homem ao ponto de comove-lo que o seu coração seja feito novo. Todavia, a vontade do homem, expressada pelas decisões da mente, não é independente do seu próprio coração. Do coração vem as ações e não são as ações que modificam o coração (Mat. 15:19; Mar 7:21-23; Gên. 6:5; Prov. 4:23; Romanos 3:10-18; Gal. 5:19-21).
Não mudamos o coração pela mente mas mudamos a mente por termos um coração novo. Mudando a natureza do homem é o único meio para o homem ter uma disposição nova para amar a verdade (Ezequiel 36:26; João 3:3, "aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.") Quando existe a obra do Espírito Santo de regeneração, existe uma nova natureza que tanto deseja quanto pode ser santa e obediente a Deus por Jesus Cristo (Tito 3:5-7; Fil. 4:13; João 3:3-5).
Essa mudança radical na alma do homem que capacita ele a entrar no reino de Deus é o que chamamos a regeneração e ela é do Espírito Santo somente. Você a tem? Os Nomes da Regeneração Essa obra instantânea do Espírito Santo que faz o eleito ter uma disposição santa tem vários nomes pela Bíblia. É biblicamente chamada a regeneração (Tito 3:5), "nascer de novo" (João 3:3) ou ser "nascido do Espírito" (João 3:6). Toda parte do homem é afeitada pela regeneração. As afeições são renovada, a mente é iluminada para o entendimento do reino espiritual e o estilo da vida passou a ser novo (II Cor. 5:17). A Natureza da Regeneração A natureza da regeneração é entendida pelas palavras bíblicas usadas para simboliza-la: 1. Criação – Efés. 2:10 2. Novo nascimento – João 3:3 3. Renovação – Col. 3:10 4. Nova natureza – II Cor. 5:17 5. Novo coração – Ezequiel 36:26 6. Ressurreição – Efés. 2:1,5 7. Uma árvore boa – Mat. 7:17 8. Resplendor com luz – II Cor. 4:6 9. As Leis de Cristo escritas no coração – Heb 8:10 10. Translado – Col. 1:13 O Fruto da Regeneração O Espírito Santo faz uma nova disposição no coração do homem. Até este momento, o homem é passivo. Com a nova disposição no coração o homem torna a ser ativo. A nova naturezas nascida pela obra do Espírito Santo evidencia-se. Chamamos as evidências dessa natureza o "fruto" da regeneração. O fruto da regeneração é fé (I João 5:4,5; Heb 12:2; I Pedro 1:3), arrependimento (II Tim 2:25), amor a Deus (I João 4:19), amor aos outros (I João 4:7; 3:14) e a perseverança (Fil. 1:6; I João 5:4,5). Observação Nem todos os que são despertados, iluminados ou trazidos à convicção venham eficazmente a Cristo (Mat. 20:16, "muitos são chamados, mas poucos escolhidos"; Atos 7:51, "vós sempre resistis ao Espírito Santo"; João 10:26, "Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas"). Todavia, todos os que são regenerados venham eficazmente a Cristo para todo o sempre (João 10:27-29, "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem"; Fil. 1:6.
Amém !!!
Continua...