Pontos positivos e negativos que esclarecem a regeneração...
A regeneração não é eliminação da velha natureza. Pelo pecado habitar na carne, a velha natureza existe enquanto o Cristão possui o tabernáculo de pó chamado o corpo (Romanos 7:14-25; Gal. 5:17).
A regeneração é o começo de uma nova natureza. Com a operação da regeneração o Cristão possui uma nova natureza (Col. 3:10,11) no qual o Espírito Santo habita (I Cor. 6:19). Esta nova natureza é chamada o homem interior e tem prazer na lei de Deus (Romanos 7:22).
A regeneração não é a mera aquisição de filosofias religiosas. O homem inventa filosofias conforme a sua própria mente. As filosofias e vãs sutilezas são segundo as tradições do homem e dos rudimentos do mundo (Col. 2:8; I Pedro 1:18). Por originarem do homem, naturalmente invalidam os mandamentos de Deus (Mat. 15:3-6). As filosofias religiosas do homem são vaidades (Atos 14:13-15) e consideradas meras superstições (Atos 17:22,23).
A regeneração é a aquisição de uma nova natureza criada por Deus em Cristo. A nova natureza que é adquirida na regeneração renova-se em santidade e justiça dia a dia para ser mais como Cristo (Romanos 8:29; Col. 3:10,11; Tito 3:5-7).
A regeneração não é um processo longo que vai aperfeiçoando o homem com meios humanos e eclesiásticos até uma provável aceitação diante de Deus.
A regeneração é um ato instantâneo de Deus pelo Espírito Santo na alma do elegido (João 1:13; 3:8). Essa obra purifica a alma completamente pela verdade de Jesus Cristo (II Pedro 1:2-4). Este ato instantâneo capacita o elegido a entender, desejar e obedecer a Palavra de Deus em arrependimento e fé.Amém !!!
Próximo : A Conversão !