A chamada particular efetivada pelos meios bíblicos tanto invisíveis (a graça e o Espírito Santo) quanto visíveis (a Palavra de Deus, a oração e a vida exemplar) cumpra o desígnio da vontade de Deus naqueles que Ele escolheu: a salvação eterna de uma alma.
Os termos bíblicos que descrevem a realização desse acontecimento são várias. Os termos vários descrevem em detalhes maiores como a aquisição da salvação na alma do pecador é realizada. Os termos são: a regeneração, a conversão que inclui o arrependimento e a fé, a justificação, a adoção, a santificação e a glorificação. Não incluímos nesta lista os outros termos associados com a salvação como a eleição ou a predestinação. Não incluímos esses termos por essas obras de Deus não participarem do ato do momento da salvação na alma. A eleição e predestinação verdadeiramente são obras de Deus que precedem o ato da salvação. Contudo, estamos focalizando-nos não naquele que precede a salvação da alma mas as obras de Deus no próprio ato da salvação da alma. Tudo o que já estudamos até este ponto são preparativos "para a salvação" (II Tess 2:13). Agora queremos entrar na realização gloriosa do ato dessa salvação na alma do pecador.
Por causa de uma facilidade de confundirem tanto os termos quanto o que eles significam, convém um entendimento particular de cada termo. Procuraremos colocar os termos na ordem lógica que acontecem mesmo que essas obras acontecem simultaneamente na realização da salvação.
A Regeneração
I Pedro 1:3
No aspecto divino, a regeneração logicamente vem primeira na lista pois sem o pecador possuir uma nova natureza, o homem é impedido de conhecer qualquer outra benção de Deus. É necessário a regeneração ser primeira no processo da realização da salvação pois sem ela ninguém pode entrar no reino de Deus (João 3:3-5). O homem natural é morto nos seus pecados e por isso não entenda nada espiritual (I Cor. 2:14), não deseja nada de Deus (João 3:19; 5:40) e não pode agradar a Deus em nada (Romanos 8:6-8). O homem pecador precisa receber vida espiritual para cumprir as suas responsabilidades declaradas pela Palavra de Deus. Quem é vivificado são os mortos (Efés. 2:1,5; Col. 2:13). Pelo fato de somente os filhos de Deus ter as outras bênçãos de Deus (Romanos 8:16,17; Col. 2:13), a regeneração é primeira.
A SEGUIR...
Pontos positivos e negativos que esclarecem a regeneração.
Continua...