Exercer cidadania: um dever de todos
Atualmente pagamos impostos de tudo que compramos ou adquirimos, e
parte deles é utilizado no município. Esse dinheiro é destinado a investimentos em educação, saúde, segurança, habitação, transporte, etc.
Com isso, todos nós, cidadãos, temos o direito de saber para onde é destinado o dinheiro, como ele é usado e onde deve ser aplicado. Para
que isso aconteça temos que nos unir e procurar saber como o nosso
dinheiro está sendo administrado, cobrar nossos direitos e exercer a
cidadania.
Exercer cidadania requer uma nova conscientização da sociedade em geral, que durante anos tem se mostrado passiva frente a tantos escândalos envolvendo políticos corruptos do nosso país, mas, nos últimos anos, ela parece querer romper com seu universo de passividade e agir contra as injustiças que convivemos atualmente.
Há no nosso país muitos casos de desvio de verbas, má administração do dinheiro público, o que é um crime contra a cidadania. Mas muitos ficam impunes, o que poderia ser mudado. Escolas têm o dever de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, para exercer cidadania.
Portanto, cabe a todos nós exercer cidadania, reagir contra as impunidades, exigir seus direitos sem deixar que o desânimo persista e destrua a esperança que temos de tornar a sociedade em que vivemos em um lugar onde o respeito, a união e a solidariedade estejam presentes.