Brasil pára na Bolívia, empata e acaba vaiado
Bernardo Ramos
Direto do Rio de Janeiro
Os torcedores do Brasil que foram nesta quarta-feira ao Engenhão, no Rio de Janeiro, esperavam a mesma atuação da vitória por 3 a 0 sobre o Chile, no último domingo, mas saíram do estádio descontentes com o desempenho do time. Contra uma Bolívia sólida na defesa e presente nos contra-ataques, os comandados do técnico Dunga empataram por 0 a 0 e tiveram de amargar as vaias das arquibancadas, até mesmo Ronaldinho, substituído no segundo tempo por Nilmar.
» Fotos de Brasil x Bolívia
» Confira a tabela
» Veja a classificação
» Comente o resultado
O brasileiro que mais sofreu com a ira dos torcedores, porém, foi Dunga. Como ocorreu no empate por 0 a 0 entre Brasil e Argentina, em junho, no Mineirão, torcedores pediram sua saída da Seleção e o chamaram de "burro".
O time verde e amarelo, aliás, jogou com um a mais em campo durante boa parte do segundo tempo. Com a expulsão de Ignacio Garcia, aos 7min, o Brasil encontrou espaços no campo de ataque, mas não conseguiu inaugurar o placar do jogo.
Com o empate, o Brasil foi a 13 pontos e se manteve entre os que, hoje, se classificariam ao Mundial da África do Sul, a quatro de distância para o líder Paraguai. Já a Bolívia, ainda lanterna, possui cinco pontos em oito partidas disputadas.
O primeiro tempo foi ruim para o Brasil. Diante de uma sólida defesa boliviana, adotando uma marcação atrás da linha da bola, o ataque verde e amarelo errou diversos passes e não acertou o gol defendido por Arias.
A Bolívia, por sua vez, ficou mais próxima de abrir o placar da partida do que o Brasil. Aos 20min, por exemplo, Ronald Garcia chutou da entrada da área, Júlio César espalmou e Hoyos pegou a sobra, mas errou o chute.
Diante da fraca exibição brasileira, os torcedores que foram ao Engenhão passaram a vaiar o selecionado verde e amarelo. Pouco mais de 20 mil fãs compareceram ao estádio para acompanhar o jogo das Eliminatórias.
O segundo tempo veio e o panorama da partida seguiu o mesmo, só que com a Bolívia arriscando menos que outrora. O jogo melhorou para o Brasil aos 7min, com a expulsão de Ignacio Garcia.
Com Júlio Baptista no lugar de Lucas, o Brasil se lançou ao ataque sobre a Bolívia, que pouco avançou ao setor ofensivo. Os chutes brasileiros, porém, não foram à rede adversária e o jogo terminou como começou: 0 a 0.
O Brasil voltará a campo pelas Eliminatórias em outubro deste ano, diante da Venezuela, fora de casa. No mesmo período, a equipe medirá forças com a Colômbia, como mandante.
Ficha Técnica
Brasil 0 x 0 Bolívia
Equipes
BRASIL
Júlio César
Maicon
Lúcio
Luisão
Juan
Josué
Lucas
(Júlio Baptista)
Diego
(Elano)
Ronaldinho
(Nilmar)
Robinho
Luís Fabiano
Técnico:
Dunga
BOLIVIA
Carlos Arias
Miguel Hoyos
Ronald Raldes
Ignacio Garcia
Ronald Rivero
Walter Flores
Jaime Robles
Joselito Vaca
(Diego Cabrera)
Ronald Garcia
Marcelo Moreno
(Pablo Escobar)
Jaime Moreno
(Luis Gutierrez)
Técnico:
Erwin Sanchez
Cartões amarelos
Brasil
Luisão
Juan
Josué
Diego
Bolivia
Miguel Hoyos
Jaime Moreno
Cartões vermelhos
Ignacio Garcia (Bolivia)
+++++++++++++++++++++++++
Sera esta nafasta estreia o fim das convocaços dele? Esèro que nao, ele nao foi o responsavel pelo resultado, piorque ele foram muito, com Rg e Josue, mas o Dunga tinha seus razoes porque o retirou do campo
Coutadinho do Lucas
Esperemos dias melhores pra ele e brasil, e oultimo que quero dizer e, tomara que a seleçao nao jogue jamais no Rj, que jogue no Olimpico, ate nos Aflitos, onde tem torcida, no RJ e sempre assim