« Anterior 11/12/2010 - 15:05 Próxima »
Por que celebramos ocasiões bebendo champanhe?


Bebemos champanhe para comemorar a entrada do ano novo, em casamentos e, até no resgate dos mineiros chilenos a bebida foi tomada. Mas por que bebemos champanhe e não outro líquido qualquer na hora das comemorações? Nós temos a resposta!


Historicamente, a bebida borbulhante é associada com festas luxuosas da realeza européia. Depois da Revolução Francesa a bebida passou a ser utilizada para substituir rituais religiosos. Quando um barco era inaugurado, por exemplo, em vez de chamar um padre para abençoa-lo, as pessoas começaram a usar a “água benta” do champanhe. O costume estendeu-se para batizados e casamentos.


O champanhe, apesar do seu nome francês, é originário da Inglaterra, onde surgiu a tecnologia para engarrafar vinhos contendo dióxido de carbono, em meados de 1500. Em 1662 os champanhes passaram a ser frisantes, já que notou-se que o açúcar adicionado à mistura produziria o efeito.


Em Paris a versão inglesa foi modificada e o champanhe ficou com o gosto que conhecemos hoje – seco, em sua maioria. Como era uma bebida muito cara, consumi-la virou sinal de poder aquisitivo. No início do século XIX tomar champanhe já era costume mundial.


Atualmente, usamos o champanhe para comemorar ocasiões por ele simbolizar alegria e abundância – já que a rolha “estoura” e o líquido flui e esse “estouro”, além da bebida, é um símbolo de comemoração. Em muitas ocasiões a garrafa é aberta mas o líquido não é consumido, como nas corridas de Fórmula 1, nas quais os pilotos vencedores tomam banho de champanhe mas raramente.


 


 


BOAS FESTAS!



Comentários
Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
Sobre * luanaferreira
Birigui - SP

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

22/06/2013


05/08/2012


15/03/2012


01/03/2012


27/01/2012

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 60
Total: 45.550

Feed RSS