A dúvida sobre o bom desempenho de Kaká na Copa do Mundo da África do Sul terminou nesta segunda-feira, data em que a seleção brasileira venceu o Chile pelo placar de 3 a 0 e avançou às quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Diante da equipe de Marcelo Bielsa, o camisa 10 da equipe pentacampeã mundial distribuiu sua terceira assistência na competição e alcançou o alemão Thomas Muller na liderança.
Depois de desfalcar o Brasil no último confronto da fase de grupos contra Portugal, no modorrento empate por 0 a 0, Kaká retornou em grande estilo e teve participação fundamental na classificação da seleção nacional. Durante os 80 minutos que permaneceu em campo, o meia percorreu 8.426 metros e mostrou uma maior movimentação dentro do gramado do estádio Ellis Park, em Johanesburgo.
Eleito o melhor jogador do mundo em 2007, Kaká chegou à África do Sul cercado de desconfiança. Contratado pelo Real Madrid no início da última temporada, o meia não conseguiu repetir o desempenho que o consagrou no Milan e conviveu com diversos problemas físicos, principalmente no púbis, às vésperas do torneio.
As dúvidas sobre o desempenho do camisa 10 da seleção brasileira tornaram-se ainda maiores depois de uma fraca atuação na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte, na estreia do Mundial. No entanto, diante da Costa do Marfim, Kaká, enfim, credenciou-se como candidato a ser a estrela da Copa do Mundo.
Contra os Elefantes, o meia distribuiu suas duas primeiras assistências na competição. Aos 24 minutos do primeiro tempo, o jogador do Real Madrid descolou um grande passe para Luís Fabiano estufar as redes marfinenses. Na segunda etapa, aos 17, Kaká fez grande jogada pela esquerda e rolou na medida para Elano sacramentar o triunfo por 3 a 1 sobre os africanos.
Já diante do Chile, o meia mostrou toda sua categoria para novamente ajudar Luís Fabiano a disputar a artilharia do Mundial. Aos 38 minutos do primeiro tempo, Kaká tocou de primeira para o camisa 9 marcar o segundo gol brasileiro na partida, aproximando o time de Dunga das quartas de final.