O Segredo da Morte !
A morte inocente e a ressurreição de Cristo resolvem o problema da morte do pecador. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" ( João 3:16 ). Ele é "o Alfa e o Omega,... o Todo-Poderoso" ( Apocalipse 1:8 ). Ele sabe tudo; sabe como criou a vida e o que acontece quando uma pessoa morre, e no-lo revelou na Santa Bíblia ( I Pedro 1:10, 11 ). Por isto é que quando discutiam com Ele um problema a respeito dos mortos e da ressurreição, "respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" ( Mateus 22:29 ).
Entender o que a Bíblia diz acerca da criação do ser humano facilitará nossa compreensão do mistério da morte.
O QUE HÁ DEPOIS DA MORTE
Em Apocalipse 2:8 Jesus Se apresenta à igreja de Esmirna como "o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver". Ele sabe o que ocorre quando uma pessoa morre. A que, disse Jesus, se assemelha a morte? (João 11:11-14,43,44).
Note-se que a palavra "adormeceu" está expressando insconsciência, como transparece de outras passagens bíblicas. Por exemplo, Eclesiastes 9:5 declara enfaticamente que "os mortos não sabem coisa nenhuma". O Salmo 146:4 , falando da morte, diz: "Nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios."
Quando uma pessoa morre, quebra-se a união harmoniosa que havia entre o pó da terra e o fôlego da vida, desaparecendo assim a vida consciente, ou seja a alma vivente. Por isso é impossível que os mortos apareçam aos vivos. A Bíblia declara que eles não podem voltar a sua casa ( Jó 7:9, 10 ); não sofrem, nem desfrutam de nada ( Eclesiastes 9:6 ); não podem aprender ( Isaias 38:18,19 ); não podem glorificar a Deus ( Salmo 115:17 ), e é lógico que assim seja, pois para todas estas coisas é necessária a consciência. Por esta razão a Bíblia afirma que os que dizem falar com os mortos estão participando de um engano satânico. Inclusive não se salvarão os que praticam a feitiçaria ( Apocalipse 22:15 ), nem os que consultam os mortos, etc. ( Deuteronômio 18:10-14 ). Quando o cristão tem dúvidas, deve consultar a Deus ( Isaías 8:19, 20 ).
JESUS TEM PODER SOBRE A MORTE
Apocalipse 1:5 fala a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo como "o primogênito dos mortos", que na linguagem bíblica significa o mais importante, o primeiro ou preeminente. Considerando que Ele não foi o primeiro a morrer nem tão pouco o primeiro a ressuscitar (Moisés foi ressuscitado no Antigo Testamento), e que também não foi o primeiro ressuscitado a ascender ao Céu (o mesmo Moisés depois de ressuscitado ascendeu, como o demonstra o incidente do monte da transfiguração, torna-se evidente que o sentido é outro. A expressão é equivalente à que se usa referindo-se aos governantes quando se diz: "primeiro mandatário" (ainda que tenha havido 200 mandatários antes dele). Outro exemplo: às vezes falamos da "primeira dama". Não é a primeira (pois Eva foi a primeira dama que houve na Terra), não obstante, por ser a esposa do presidente do país, se constitui na primeira dama em importância. A morte e a ressurreição de Cristo é a primeira em importância pois nos garante que haverá ressurreição e vida eterna para os crentes ( I Coríntios 15:3, 20-23 ). Por isto é que Ele tem a preeminência (é o primogênito) dos mortos.
A Bíblia explica que os santos ainda não receberam a vida eterna ( Hebreus 11:39,40 ), mas isto não quer dizer que não haja esperança para eles. Que ocorrerá um dia com os mortos? Isaias 26:19; I Tessalonicenses 4:14, 16.
Àqueles que O aceitarem, Jesus prometeu ressuscitá-los no último dia ( João 6:54 ), quando sairão "para a ressurreição da vida" ( João 5:28, 29 ). A ressurreição do Senhor Jesus Cristo é nossa garantia de que Ele tem poder para cumprir o que prometeu.
Bendito seja o Nome do Senhor,amém !!!
AD