« Anterior Próxima »
Salvação e a Glorificação de Deus ( Penúltima parte).


Salvação do prazer do pecado é efetuada quando Cristo vem habitar no coração do arrependido – Gal. 2:20, "Cristo vive em mim"; II Cor. 5:17, "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é ... tudo se fez novo". Com Cristo habitando no coração do arrependido, o mau não é mais desejado, e, quando o mal aparecer, faz o arrependido sentir miserável (Romanos 7:19,24). Esse ângulo da salvação chama-se regeneração e mostra o milagre da graça.
Salvação da pena do pecado é efetuado por Cristo na sua morte de cruz – João 19:30, "Está consumado". João 3:16, "não pereça"; Romanos 5:1, "Tendo assíduo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso senhor Jesus Cristo;"; Romanos 8:1, "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". Esse ângulo da salvação chama-se justificação e mostra a grandeza da graça.
Salvação do poder do pecado é efetuada pela operação do Espírito Santo no cristão – Romanos 8:9, "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós." Fil. 4:13, "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."; I João 3:3, "qualquer que nEle tem essa esperança purifica-se a si mesmo." Esse ângulo da salvação chama-se santificação e mostra o poder da graça.
Salvação da presença do pecado será efetuada quando Cristo volta – Fil. 3:20-21, "Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." ; I João 3:2, "Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." Os que não são salvos não entrarão no céu dando o cristão e a esperança de não estar mais na presença do pecado (Apoc 21:8,27; 22:3). Esse ângulo da salvação chama-se glorificação mostrando o alcance eterno da graça.
O alvo da glorificação
O propósito de toda a Palavra de Deus, da obra do Espírito Santo, da igreja e da providência na vida do cristão é fazer ele mais e mais como Cristo para Deus receber a glória (Romanos 8:29, "para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.") Portanto a glorificação, sendo parte deste maravilhoso propósito é especificamente fazer-nos perfeitos na imagem de Cristo (Efés. 4:13, "à medida da estatura completa de Cristo").
Deus é sempre glorificado no Seu Filho (Mat. 3:17; 17:5; João 12:28). O homem perdeu a imagem espiritual de Deus quando o homem pecou no jardim do éden (Gên. 2:17; 3:6; I Cor. 2:14; Efés. 2:1,2). Pela fé na obra de Cristo, o pecador arrependido vê a sua regeneração e volta a ter a vida espiritual para com Deus. Todavia, até que ele tenha a última vitória sobre a morte, o pecador salvo habita num mundo amaldiçoado. O pecador salvo também é preso num corpo onde habita o pecado (Romanos 7:23,24). Este tempo no corpo é uma vivência de lutas (Gal. 5:17), de muitas tentações (I Cor. 10:13) e de constantes tristezas (Romanos 7:23,24, "Miserável homem que eu sou!"). Mas, um glorioso dia, na transformação do seu corpo mortal para um corpo imortal, os salvos serão feitos como Cristo na sua perfeita glória. Aquela glória que foi testemunhada no monte da transfiguração (Mat. 17:1-6; II Pedro 1:17,18); aquela glória que cegou Paulo no caminho para Damasco (Atos 9:3-8; 22:6-11); aquela glória que fez João cair aos pés dAquele semelhante ao Filho do homem como um morto (Apoc 1:17), é aquela glória que espera o cristão na sua glorificação. No momento da glorificação, todos os cristão serão feitos semelhantes a Cristo na Sua glória (I João 3:2,3). Nessa condição o salvo será como Cristo na Sua glória cumprindo assim o propósito inicial da salvação: Deus ser glorificado em Cristo. Nessa condição, o salvo sendo como Cristo, glorificará Deus eternamente sem barreiras nenhumas.
Mesmo que não haja inúmeros versículos que tratam do assunto da glorificação pela Palavra de Deus em relação a outras doutrinas, há bom proveito em estudar o que a Palavra de Deus diz dessa doutrina.
Sabendo como será o glorioso fim de todos os salvos, a fé do Cristão é alimentada (I Pedro 2:2, "para que por ele vades crescendo"),
Sabendo como será o futuro para o Cristão, a sua esperança é fortificada (Romanos 5:2, "e nos gloriamos na esperança da glória de Deus"; Romanos 8:23-25, "em esperança fomos salvos"; Tito 1:2, "Em esperança da vida eterna"; 3:7).
Sabendo como Deus tratará eternamente e o cristão, imenso conforto é dado (I Tess 4:17, "consolai-vos uns aos outros com estas palavras"; João 14:1, "Não se turbe o vosso coração").
Sabendo das glorias futuras em Cristo o amor do cristão para com Deus por Cristo é amadurecido (I João 3:1, "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus."; I João 4:19, "Nós o amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro.").Amém !!!

Concluiremos no próximo estudo...

Que Deus abençoe a todos.






Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/jesus_cristo
Sobre * jesus_cristo
Florianópolis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

08/07/2023


08/04/2023


23/05/2022


17/11/2021


11/01/2020

« Mais fotos


Visitas
Total: 103.853

Feed RSS

Favoritos

conversandocomdeus
13/08/23

Links
IEJC You Tube