I Cor. 4:7, "Porque, quem te faz diferente?"
Gal. 1:15, 16, "desde o ventre de minha mãe me separou"
A graça de Deus, além de ser categorizada em comum ou especial, pode também ser listada como preveniente ou a providência. A graça especial é pela qual Deus escolha os Seus. A graça preveniente e a providência, em respeito ao assunto da salvação, são aspectos da graça pelas quais Deus traz eficazmente os Seus a Ele.
A graça preveniente é aquela graça "que nos induz à prática do bem (falando-se da graça divina) ou aquela que chega antes" (Dicionário Eletrônico Aurélio). A graça preveniente é aquela forma da graça de Deus que é exercitada para com os eleitos guardando-os de certos males e pecados antes e também depois que sejam salvos.
A providência é "A suprema sabedoria com que Deus conduz todas as coisas" (Dicionário Eletrônico Aurélio). No assunto particular da salvação, é o exercício da graça soberana que tem o aspecto específico de operar em particular com tudo ao redor dos eleitos controlando todos os aspectos das suas vidas antes e depois da sua salvação, segundo o eterno propósito de Deus. Ela influencia-os ao ponto que seja feita tudo o que é necessário para que estes atendam voluntariamente à chamada de Deus com fé em Cristo e que sejam obedientes à vontade de Deus continuamente até o último dia (Efés. 1:11; Fil. 1:6; 2:13).
Pela graça da providência, Abraão e Sara foram levados ao Egito, mas, foi pela graça preveniente que as suas ações foram guardadas para não serem destruídos (Gên. 20:4-6). José foi levado à casa de Faraó pela graça da providência usando a falta de entendimento dos pais dos seus sonhos (Gên. 37:10), o inveja e a ira dos seus irmãos (Gên. 37:11, 18-25), a mentira da mulher de Potifar (Gên. 39:13-20), o favor diante dos olhos do carcereiro-mor (Gên. 39:21) e o esquecimento do copeiro-mor do rei (Gên. 40:21-23). Todavia, foi a graça preveniente que guardou José de pecado com a mulher de Potifar (Gên. 39:2-12), do desespero nos longos anos na prisão (Gên. 39:23) e é o que levou José a conhecer o significado dos sonhos do rei (Gên. 41:16). Posteriormente, José deu testemunho que isso tudo foi orquestrado pela mão de Deus (Gên. 45:5). A operação de Deus pela providência, para os que tenham olhos para enxergar, é muito maior que qualquer milagre pois opera nos milhões de acontecimentos diárias para trazer a Sua vontade eterna ser feita.
Podemos perceber a mão de Deus trazendo os seus à salvação pela graça da providência nos casos do eunuco em Gaza (Atos 8:25-40), da Lídia (Atos 16:13-15) e do próprio Apóstolo Paulo (Gal. 1:15,16; Atos 9:1-19). Porém foi a graça preveniente que fez o eunuco desejar a ir a Jerusalém para a adoração, a Lídia querer estar onde a oração costumava ser feita e fez Paulo considerar a pregação de Estêvão. A ação de Deus que opera na vida de todos ao redor dos eleitos é chamada por alguns a 'providência' (Sal 136:5-12). A ação de Deus que restrinja as ações do próprio homem escolhido é chamada por alguns a 'graça preveniente' (Sal 76:10).
Que a graça da providência opera na salvação é entendida por Paulo declarar que desde a ventre da sua mãe ele foi separado e chamado pela graça (Gal. 1:15,16). Essa separação foi segunda o propósito eterno de Deus mas feita pela providência em tempo. A revelação do Filho de Deus ao Paulo aconteceu em tempo (Atos 9:1-6) assim como aconteceu a sua chamada pública ao apostolado (Atos 13:1-3). Depois de muitas experiências Paulo testemunha dizendo que tudo isso foi a graça que operou nele (I Cor. 15:10).
Observação
A providência não opera em oposição da liberdade nata do homem em fazer uma escolha qualquer nem cancela a sua responsabilidade pessoal quando é exercitada a sua vontade (Gên. 2:17; Ezequiel 18:20, "a alma que pecar, essa morrerá"; Gal. 6:7,8). O simples fato que Deus julga o homem pelas suas ações prova que o homem é responsável por elas. "A providência é entendida na sua operação quando são induzidas ações especificas ou o homem é colocado em situações que influenciam ou controlam-no nas suas ações" (Boyce, p. 224, o uso de vespões - Êx. 23:28; profetas mentirosos - I Reis 22:20-22; a cólera do homem - Sal. 76:10; mãos de injustos - Atos 2:23; os reis da terra - 4:27,28; Efés. 1:11, "opera todas as coisas segunda a Sua vontade"; Fil. 2:13).
Se você estiver sem Cristo e deseja mesmo ser salvo Nele, peça que Deus te salva pela Sua mão poderosa tendo misericórdia pela sua alma, levando-te a crer em Cristo Jesus o único Salvador revelado pelas Escrituras. Verá que tal ação é a sua responsabilidade. Verá também que a salvação é pela Sua graça. Venha já e provai a grandiosa graça de Deus (Isaías 55:6-7)!
Aleluias...Amém !!!