Imagine acordar sozinho, deitado sobre um chão de pedra em um castelo medieval abandonado. “Não se esqueça... algumas coisas não devem ser esquecidas. A sombra me persegue... Eu preciso me apressar. Meu nome é Daniel, eu moro em Londres, em... em... em Myfair... O que foi que eu fiz? Isso é loucura. Não se esqueça, não se esqueça. Eu preciso pará-lo. Foco! Meu nome é... é... eu sou Daniel”.
É com este monólogo que se inicia Amnesia: The Dark Descent. Um jogo de sobrevivência e horror, no qual você assume o papel de Daniel, que perdeu a memória e está agora sozinho em um calabouço e sem ideia de por que eventos estranhos acontecem ao seu redor.
Dentro da cabeça de Daniel não há quase nada. Nenhuma lembrança, nenhum passado. Apenas uma urgência em sair daquele lugar e sobreviver, e a sensação de estar sempre acompanhado. Coisas estranhas acontecem a todo o momento. Coisas que não são naturais.
Você escuta passos ao seu redor, portas se abrem quando você passa, e tudo está escuro. Mais escuro do que você gostaria. Você não gosta do escuro. Coisas estranhas acontecem no escuro. A sombra está lá!
Não lute, você não pode vencer
Amnesia não é um jogo para vencer o mal, ou para ganhar do vilão. O objetivo é permanecer vivo. Suas armas são inteligência e o raciocínio, e sua vida depende disso. Sua sanidade mental também! Prepare-se para vivenciar coisas que você não pode explicar, ou ao menos sem parecer um louco. Loucura. Você está ficando louco.
Conheça o ambiente, ele vai salvá-lo
Esconda-se atrás de portas, entre em armários, encontre itens que facilitarão sua busca pela liberdade ou renda-se e deixe a escuridão tomar conta. Cada passo dado pode ser seu último, e para evitar que isso aconteça você deve se preparar. Conheça cada sala, cada mesa e cada candelabro. Tranque portas por onde você passar, pois isso vai atrasar aquilo que está te perseguindo. Se é que existe algo te perseguindo. Mas você viu. Eu vi. Os passos de uma criatura no chão molhado. É melhor longe fora da água.
Cenários e enigmas complexos
Interaja com os arredores. Praticamente tudo o que você vê pode ser manipulado, desde as portas até os capacetes das armaduras que guardam os corredores. Você pode arrastar a mesa para frente da porta, bloqueando a passagem de quem quer entrar. Mas você também não conseguirá sair se precisar. Pense o que é mais importante: sua segurança ou uma rota de fuga?
Acenda velas, pegue uma lanterna a óleo e siga em frente. Mas não use a luz o tempo todo. Além de o óleo estar acabando, a luz pode atrair aqueles que querem matar você. Matar. Eu preciso viver. Eu preciso viver para matar. Meu nome é... é... eu sou Daniel