Assumir os sentimentos é a maior prova de que somos maduros e responsáveis.
Essa maturidade não é sobre responsabilidade sobre nossos sentimentos com nós mesmos, mas também com os outros. Quando nos permitimos ser honestos sobre o que sentimos, estamos assumindo o controle do rumo da nossa vida.
Mas é muito mais fácil fingir que não estamos sentindo nada ou esconder nossas emoções por medo de sermos julgados ou rejeitados. Fazer isso apenas nos mantém presos em um ciclo de negação, acabamos reprimindo toda e qualquer emoção e isso pode nos levar a um estado de estresse e dificuldade nos relacionamentos.
Assumir o que sentimos não significa necessariamente expressar todas as nossas emoções de forma impulsiva ou descontrolada. Significa, sim, reconhecer nossos sentimentos internos, processá-los com compaixão e decidir como desejamos agir a partir deles.
Ao assumir o que sentimos, estamos nos dando permissão para ser vulneráveis, o que pode fortalecer nossos relacionamentos e isso cria uma maior conexão com os outros.
Quando somos transparentes sobre nossos sentimentos, podemos nos abrir para o apoio e compreensão dos outros, e até mesmo encontrar soluções para os desafios que enfrentamos.
Ser "Gente Grande" significa ter coragem para enfrentar nossas emoções de frente, assumindo a responsabilidade por elas e escolhendo conscientemente como queremos lidar com elas.
Juma Casagrande