Queira bem aos outros.
Tenha paciência e comiseração especialmente com aqueles que não gostam de ti, que te perseguem, nutrem por sua pessoa sentimentos negativos, têm prazer em te provocar lançando sobre ti fatos e fardos do passado, e enchem a boca para falar mal da sua pessoa, apontar erros, criticar, humilhar, ou simplesmente te perseguir por estarem cheios de inveja por sua vida, sua alegria e seu brilho,e de outros sentimentos que possuis, e que elas não conseguem exercer.
Todo ser humano no mundo tem pelo menos um inimigo, alguém que o persegue, ou simplesmente sem motivo algum, sente antipatia por você.
Há também aquele que se mostra amigo durante alguns anos, e um dia acaba magoando-te, e entristecendo-te com alguma traição ou decepção.
É com essas pessoas, em especial, que devemos exercitar o bem, e também o perdão.
São exatamente elas , com seus comportamentos provocativos - e que tentam de todo jeito extrair o pior de nós - que nos incentiva a parar um pouco, para refletir sobre elas, e sobre nós mesmos.
Se puderes, fuja, saia de perto ou afaste-se de vez dessas pessoas. Silencie.
Não as enfrente com ações destemperadas ou palavras do tipo: "se me der cá, tomarás lá", "se bater, leva" ou " pode vir quente que estou fervendo". Jamais revide da mesma forma com a qual recebes o ataque, ou dê o troco. Agindo assim, cairás junto com seus inimigos, e ficarás em igual posição em que eles se encontram.
Revide com o bem, e muita oração. Pense no que é bom. Exerça a paciência, e lembre-se que isso pode ser uma prova para que evoluas, cresças espiritualmente e transformes a inquietação da sua alma, aquietando o seu coração.
Pense nas transformações boas e positivas que podem acontecer na sua vida, aumentando a sua grandeza de espírito.
Não esqueça que o bem vence o mal, e a oração tem poder de diluir todo e qualquer ataque maligno.
Confie em você, em Deus, e aja.
Se, no entanto não puderes se afastar, evite conversas, e especialmente o revide, e vigie-se mais, para que tu também, não caias em tentação.
Cuide-se! Olhe-se mais, pois, muitas vezes, muitos erros estão em nós, e sempre temos uma parcela de culpa, em algumas situações. Afinal somos humanos. Reconhecer humildemente seus próprios erros e arrepender-se, já é um grande passo para olhar os inimigos com mais equilíbrio, controlando assim as próprias emoções, a mente, e plantar a paz no coração.
Muitas vezes, pessoas assim com comportamentos maus direcionados para ti, são necessárias, pois são provas pelas quais tens que passar, para que evoluas espiritualmente. Lembre-se sempre: tais pessoas não se importam com o que irão perder - muitas delas não refletem, sequer acreditam ou temem a Deus - mas você, que deseja transformações, dará grandes passos para a vitória se conseguir controlar-se, agir com sabedoria, domar a sua velha natureza, humilhar-se perante a Deus, agitar a bandeira da paz para elas, e plantar sementes de otimismo nos terrenos mais áridos.
Queira bem aos outros. Sempre. Deseje-lhes o bem, pois certamente esse bem voltará para você.
Quem o bem dá, decerto o bem receberá.
-----------EUGÊNIA BITTENCOURT MORAIS---------