« Anterior 24/04/2014 - 15:02 Próxima »
Vórtices aquáticos: os buracos negros do oceano

Os vórtices são denominados "super grandes" redemoinhos de água que absorvem tudo que passa em volta deles.

Os vórtices oceânicos são matematicamente iguais aos buracos negros do universo, ou seja, de  acordo com a Teoria Geral da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar.
 
No caso dos vórtices, são eles os responsáveis por bolsões de águas quentes durante invernos europeus e águas frias na costa brasileira de tempos em tempos, pois carregam uma “gota d’água gigante” de uma área do oceano Atlântico para uma outra parte dele. Vórtices são formados, a grosso modo de explicação, por pedaços de água que, por alguma razão desconhecida, se desprendem e saem girando independentemente pelo oceano, ignorando as correntes maritmas e tocando o terror por onde passam, sugando tudo que flutua (exceto a própria água). Eles podem durar até dois anos, ainda que a maioria se dissipe em alguns meses.

Cientistas do Swiss Federal Institute Of Technology e da University of Miami analisaram os vórtices oceânicos por satélite para tentar descobrir um padrão de comportamento e uma forma de prever por onde, quando e como eles passarão. Os estudiosos descobriram, então, que identificá-los é como tentar encontrar um buraco negro no espaço: é preciso seus “limites geográficos”.

Os redemoinhos gigantes também funcionam como “taxis aquáticos”, porque dentro deles a água é bastante estável. Microorganismos conseguem se proliferar bastante nesse ambiente e viajam de um lado para outro no oceano, assim como óleo, lixo e mesmo água com temperatura e concentrações de sais que podem diferir da água do lado de fora do vórtice. Ao identificar suas “fronteiras”, é possível acompanha-los por satélite, tentar entender suas rotas e, quem sabe, prever com mais precisão o espalhamento de vazamentos de óleo no oceano, o transporte de águas quentes para o norte ou a presença de cardumes de atum, por exemplo.





Comentários
/bethemorbini em 24/04/2014 às 15:48 disse:
Muito legal, parabéns! beijão!

/lovesongs em 24/04/2014 às 17:11 disse:
Boa Tarde! Fiquei Feliz com Sua Visita! Obrigada!!! Muito Bom Seu FlogVip!!!! Confesso que o fundo do mar me dá uma sensação que não sei explicar, talvez pq não tenha explicação... Essa Sua Postagem de hoje, me fez imaginar várias situações com os Vórtices.... Sem dúvida, extraordináriamente impressionante!!! Suave e tranqüila seja seu finzinho de tarde, mesmo com chuvinha.... Abraços Cris*

/luzdomundo em 24/04/2014 às 19:30 disse:
Boa Noite Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas Antoine de Saint Exupéry

/maldosas em 24/04/2014 às 20:51 disse:
Oie, tudo lindo por aqui! Esse seu flog é mto interessante! Passando pra desejar boa noite! Bjuxxx

/lis_pitonisa em 25/04/2014 às 14:46 disse:
Boa tarde! Não há nada melhor para uma alma do que tornar menos triste outra alma. ( Paul Verlaine ). Blessed be!

/hogwarts4ever em 26/04/2014 às 16:48 disse:
Dá calafrios pensar nisso, excelente abordagem. Abraços

/lis_pitonisa em 01/05/2014 às 18:02 disse:
Boa tarde! Honestidade, sinceridade, simplicidade, humildade, pura generosidade, ausência de vaidade, prontidão para servir os outros – qualidades que estão ao fácil alcance de toda a gente -, são o fundamento da vida espiritual. ( Nelson Mandela ). Blessed be!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/atlantida
Sobre * atlantida
Rio de Janeiro - RJ

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

17/10/2014


13/09/2014


06/08/2014


20/05/2014


24/04/2014

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 13
Total: 27.700

Feed RSS