The home of the KING - Graceland - Memphis - EUA - Elvis Week 2007
« em: Agosto 17, 2007, 08:39:06 »
Amigos,
Tive a felicidade de poder visitar Memphis - EUA justamente na semana de comemoração do 30o. aniversário da morte de Elvis, e conhecer Graceland, sua casa, e tb. local onde está enterrado, ao lado de mae, pai e avó. Hoje tudo transformado em museu e "rentável atração aos cofres da "Elvis Presley Enterprises".
Pela perícia empreendedora da família (principalmente a ex-esposa Priscila), Graceland transformou-se num complexo milionário e turístico muito além da casa em sí, com amplas áreas do outro lado da avenida (chamada Elvis Presley Boulevard), destinadas a lojas, hotéis, restaurantes, museus com os carros e motos de Elvis, roupas de shows, aviões, áreas de recreação, etc...etc..., tudo do grupo Elvis Presley Enterprises, e tudo na mais perfeita ordem e organização padrão "american" para arrancar o dinheiro dos visitantes sem que os mesmos sequer percebam...
Existem projetos ainda em fase de desenho e preparação técnica para o investimento na casa de 200 milhoes de dolares, para a construção de novas atrações, como por exemplo um cinema em alta definição e com som e imagem de ultima geração onde shows digitalmente remasterizados serão exibidos ininterruptamente, etc...), ou seja, mais atrações a caminho da "ElvisLand".
Graceland (pelo pouco tempo que tive para presenciar parece mais com um templo do que uma casa/museu.... milhares de pessoas chegam do mundo todo (europeus, asiáticos, muitos brasileiros e americanos de todos os estados)... para visitarem o complexo, a casa, e verem de perto (muito perto), a vida de Elvis como ela foi. A cidade de Memphis parece girar em torno do nome Elvis e da grana que os turistas trazem para este local remoto.
Impagáveis os que se vestem como Elvis e andam por lá... com suas costeletas e cabelos no minimo "engraçados" , como verão em algumas fotos que postarei.
Fãs de todas as idades e nacionalidades se aglomeram para como assistir a um grande show, de alguém que não está mais lá. É curioso.
Tive a oportunidade de me planejar com alguma antecedência e reservar ingresso VIP, para entrar antes da multidão, e ter acesso de forma tranquila junto com um pequeno grupo de pessoas a todas as áreas permitidas para visitação sem o tumulto e a correria que se formam quando a mansão é aberta ao publico geral. Fiz isso visando ter mais tranquilidade e espaço para as fotos...que foram muitas, e em função do tempo, que era curto.
Após 30 anos da morte de Elvis, é impressionante ver a quantidade de pessoas, eventos, matérias em jornais e TV americanas, gente nova (muitas crianças), que querem conhecer, ver, ouvir e comprar qq. coisa relacionada a ele. A capacidade no nome ELVIS em ganhar dinheiro (e muito) mesmo morto, parece ser perpétua.
Alguns "fast facts" e curiosidades para quem se interessar:
- Elvis era motorista de caminhão quando adolescente, e sua ambição nesta época era ser eletricista. (?)
- nasceu em uma casa com 2 comodos em situação de extrema pobreza.
- junto com ele nasceu um irmão gemeo identico, que nao sobreviveu no parto
- pagou para gravar seu primeiro disco (compacto) para dar de presenta a mae, com 2 músicas.. (aí nasceu o rock'n roll)
- em sua alucinante carreira, contabilizou nada menos que mais de 1 BILHAO de discos vendidos (recorde absoluto até hoje na indústria fonográfica), e recordes em Hits, discos de ouro, platina, etc.
- o show Aloha from Hawaii, em 1973, foi o primeiro evento da história a ter transmissão via satelite ao vivo para o mundo, visto por mais de 1.5 bilhoes de pessoas, em mais de 40 países (isso em 1973 ! ! !)
- Pai de 1 filha, Lisa Marie Presley, nome que tb. deu a seu avião principal, um jato de grande porte (foto abaixo)
- Famoso por seus donativos milionários e anuais a instituições de Memphis e região (bastante pobre até hoje), e pela mania de presentear amigos com Cadillacs, casas, e outros presentinhos humildes.... Até hoje a empresa "Elvis Presley Enterprises" assim o faz (segundo habilidosos marketeiros), mantendo o costume.
- Morreu na manhã de 16 de agosto de 1977, aos 42 anos, dentro da mansão de Graceland, de parada cardíaca.
Bom, vamos lá... convido-os a uma visita fotográfica a Graceland... home of THE KING !
(agradecimento especial a Jeff Williams, gerente da Elvis Presley Enterprises, um dos staffs que estava trabalhando no dia, e que gentilmente permitiu que eu tirasse fotos a vontade e em alta-definição com minha camera que chamou de profissional, e que sabia que poderia conseguir excelentes fotos comerciais, mesmo estando sem flash e tripé... dá-lhe 5D... ), me acompanhando em parte da tour com calma, paciência e sem atropelos.
Segue uma parte do material que consegui, nao daria para colocar tudo.
Abraços, e espero que curtam a "viagem"....