.
.
Nome: Kenshin Himura
Idade: 28 anos
Altura: 1,58 m
Peso: 48 kg
Tipo sangüineo: -
Data nascimento: 20 de Junho de 1851
Ocupação: Andarilho
Nome verdadeiro: Shinta
Apelido: Battousai, o Retalhador (Hitokiri Battousai)
Técnica de Espada: Hiten Mitsurugi
Arma: Sakabatou (espada de lâmina invertida)
Órfão, ainda garoto foi iniciado na técnica de espada chamada Hiten Mitsurugi. Seu mestre Hiko também foi responsável por sua mudança de nome - de Shinta para Kenshin. Ainda muito jovem tomou parte da guerra que assolava o Japão e se tornou o lendário Battousai tamanha sua habilidade com a espada. Ao término dos conflitos tornou-se um andarilho e desapareceu.
O Japão vivia uma sangrenta Guerra Civil para saber quem e qual tipo de governo lideraria o País. Numa fase final do feudalismo japonês - o regime da época era o decadente Shogunato -, as principais forças eram defendidas pelos samurais, verdadeiros guerreiros prontos para defender seus ideais.
Dentre todos, um se destacou por sua habilidade fora do comum no manejo da espada e pela quantidade de óbitos que foi responsável - o que lhe valeu o apelido d Battousai, o Retalhador.
A guerra acabou e a era Meiji foi iniciada. Os antigos samurais, entretanto, perderam sua respeitosa posição social e passaram a ser tratados como vagabundos, os chamados Rurouni.
Battousai, arrpendido pelas m0rtes que causou, desapareceu sem deixar vestígios. Mas sua lenda continuou viva... Dez anos se passaram. É quando um simpático andarilho chega nos arredores de Tóquio. Portando uma espada incomum - ela tinha seu fio invertido -, ele se encontra com a bela e explosiva Kaoru. Era o início de uma nova fase na vida de Kenshin Himura.
Sua expressão e aura pacífica sequer lembravam de que um dia ele foi o temido Retalhador Battousai. Determinado a se estabelecer e não tirar mais vida alguma, vê em sua amizade com Kaoru a oportunidade que esperava para sossegar. Mas seu passado jamais o deixaria.
.
.
.