Dissidia: Final Fantasy é um jogo eletrônico de ação progressiva produzido pela Square Enix para o portátil PSP como parte da campanha do 20º aniversário da série Final Fantasy.
As primeiras informações sobre o jogo foram divulgadas durante a "Square Enix Party" em Maio de 2008. O jogo tem como personagens os heróis e os vilões principais desde do Final Fantasy original até Final Fantasy XII, num enredo que centra-se num conflito criado pelo deus da discórdia, Chaos, quando tenta obter o controle do mundo das respectivas personagens.
O nome Dissidia é possivelmente derivado do latim discidium, étimo que deu origem à palavra portuguesa dissidente, traduzindo algo como alguém que causa conflitos. Índice
Jogabilidade:
O gênero de Dissidia: Final Fantasy foi descrito como "ação progressiva" e seus gráficos são em três dimensões. Possui multiplayer para até dois jogadores via rede wireless e lutas que envolvem o uso de técnicas individuais especiais dos personagens para fazer dano aos oponentes. Os jogadores também podem customizar seus personagens com equipamentos.
O objetivo principal é reduzir o HP (Health Points ou "Pontos de Vida") do oponente a zero. Uma ofensiva é mostrada na forma numérica sendo chamada Bravery Points (BRV) ou "Pontos de Bravura".
Outra novidade do sistema de combate é a "EX Gauge", da qual pode ser preenchida de várias formas, desde atacando, sendo atacado ou obtendo núcleos EX espalhados pelo cenário. Uma vez que a "EX Gauge" está completa, o personagem pode entrar no EX Mode, um ataque inevitável e arrasador similar aos conhecidos Limit Break visto em jogos da série Final Fantasy.
Sinopse:
A estória gira em torno de dois deuses: Cosmos, a deusa da harmonia, e Chaos, o deus da discórdia. Os dois têm estado num eterno conflito com o "Mundo B", uma dimensão-espelho do "Mundo A", onde o primeiro Final Fantasy se passa, invocando diversos guerreiros de outros mundos da série principal para batalhar num ciclo sem fim de morte e renascimento até encontrar o equilíbrio, sendo necessário derrotar Chaos.
Cosmos dá a dez guerreiros a tarefa de trazer de volta os dez cristais que ajudarão a derrotar Chaos. Os heróis, então, iniciam uma jornada chamada Destiny Odissey ("Destino da Odisséia), por onde suas respectivas estórias são recontadas e intercaladas com outras. Durante a jornada, os heróis encontram seus vilões originais, derrotando-os e reobtendo seus cristais.
Personagens controláveis:
O jogo une heróis e vilões dos jogos anteriores da série Final Fantasy.
No total, o jogo possui vinte e dois personagens jogáveis: onze heróis e onze vilões, cada um representando desde Final Fantasy I até Final Fantasy X. Há, ainda, dois personagens secretos: uma heroina representando Final Fantasy XI, e um vilão representando Final Fantasy XII.
Inicialmente, somente dez principais heróis são jogáveis em todos os modos de jogo; os dez vilões são jogáveis no Modo Arcade, tendo de ser desbloqueados em todos os outros modos de jogo.
O equipamentos dos personagem é customizável e pode ganhar EXP e Gil (dinheiro do jogo) das batalhas.
Segue, abaixo, a lista de personagens:
Herói:
Warrior of Light - Final Fantasy I
Firion - Final Fantasy II
Onion Knight - Final Fantasy III
Cecil Harvey - Final Fantasy IV
Bartz Klauser - Final Fantasy V
Terra Branford - Final Fantasy VI
Cloud Strife - Final Fantasy VII
Squall Leonhart - Final Fantasy VIII
Zidane Tribal - Final Fantasy IX
Tidus - Final Fantasy X
Shantotto - Final Fantasy XI
Vilão:
Garland - Final Fantasy I
Imperador Palamecia - Final Fantasy II
Cloud of Darkness - Final Fantasy III
Golbez - Final Fantasy IV
Exdeath - Final Fantasy V
Kefka Palazzo - Final Fantasy VI
Sephiroth - Final Fantasy VII
Ultimecia - Final Fantasy VIII
Kuja - Final Fantasy IX
Jecht - Final Fantasy X
Gabranth - Final Fantasy XII