RECEITAS E PRATOS TÍPICOS DO PORTO
Bacalhau à Gomes de Sá (Porto Gastronomia)
O Bacalhau à Gomes de Sá é um prato típico do Porto e muito popular em Portugal.
Ingredientes:
- 600grs. de bacalhau em postas
- 600grs de batacas cortadas em rodelas médias e cozidas al dente
- 2 cebolas médias
- 6 dentes de alho
- 1 molho de salsa picadinha
- 2 ovos cozidos
- 2 chavenas (chá) de leite quente
- Azeite a gosto
Modo de Preparar:
Ferva o bacalhau ligeiramente, depois de tê-lo deixado de molho de véspera, tire a pele e as espinhas, tendo o cuidado de deixar as postas inteiras. Leve ao fogo uma panela com o azeite, o alho e as cebolas cortadas em fatias finas para dourar. Unte um refractário com azeite, coloque as postas do bacalhau cobrindo todo o fundo, despeje as cebolas e o alho refugados por cima, em seguida cubra com as batatas cozidas. Rege com o leite e leve ao forno até dourar. Decore, com os ovos cozidos cortados em cubinhos, azeitonas pretas e a salsa.
Tripas à Moda do Porto (Porto Gastronomia)
Tripas à Moda do Porto é um prato tradicional nascido na cidade do Porto e que remonta ao período dos Descobrimentos Portugueses.
HISTÓRIA
O Infante D. Henrique, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos, ficando ficando a população unicamente com as tripas para confeccionar. Daí o nome de Tripeiros como ficaram a ser conhecidos desde então.
Ingrediente
- 1,5 kgs. de tripas, folho, favos vitela
- 150 grs. de presunto com gordura
- 1 orelha de porto
- 1 mão de vitela
- 1 chouriço
- 1/2 Frango
- 2 cebolas
- 1 l feijão branco
- 3 cenouras
- 1 folha de louro
- 100 grs de banha
- 1 ramo de slasa
- 1 limão
- Sal e cominhos
Preparação:
Preparam-se as tripas, lavando-as muito bem e esfregando-as com sal e limão. Põe-se num alguidar com água e rodelas de limão até ficarem brancas. Cozem-se as carnes e o feijão separadamente. Num tacho, leva-se a alourar na branha a cebola e a folha de louro. Juntam-se as tripas e as carnes todas cortadas aos bocados,o feijão, as cenouras cozidas e um pouco de caldo de carne, tempera-se com sal e cominhos. ferve durante 25 minutos e ser-se em terrina polvilhada com salsa picada. Simultaneamente, faz-se arroz de forno, que se serve ao mesmo tempo.
Francesinha (Porto Gastronomia)
Esta receita nasceu na cidade nos anos sessenta, numa inovação do croque-monsieur que um emigrante tantas vezes fizera em França, onde trabalhara. A sua forma abundante na quantidade e na diversidade dos artigos que a acompanham, adubada com um molho de marisco picante, veio de facto ao encontro das gentes do Porto que gostam de comidas com sabores carregados e de bom sustento. É, pois, um prato jovem, de convívio, grande na porção, quente no palato, inventivo na receita.
Ingrediente para o molho
- 1 cerveja
- 1 caldo de carne
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 cálice de brandy ou porto
- 1 colher (sopa) de Maizena
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1/2 copo (+- 1 dl) de leite
- piri-piri q.b.
- Chouriça ou presunto
Ingredientes para a sandes
Sandes para uma pessoa
- 2 fatias de pão de forma não fatiado
- fianbre q.b.
- queijo q.b.
- salsichas q.b.
- linguiça q.b.
- carne assada ou bife q.b.
Preparação
Dissolve o caldo na cerveja, leva ao lume e vai juntando os outros ingrediente. Por fim dissolve bem a maizena com leite frio e junta-se ao preparado mexendo sempre até engrossar um pouco. Antes de servir, retira-lhe o louro e a chouriça.
Fazer uma sandes com os ingrediente, cobrir com queijo, colocar no centro de um prato e regar com o molho e levar ao forno a gratinar.