A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro criar novas conexões entre suas células, abrindo caminho para que a aprendizagem permanente ocorra em seu cérebro, como por exemplo aprender a tocar um instrumento musical ou dominar um idioma diferente.
A neurociência confirmou que você pode promover a neuroplasticidade para criar uma mudança positiva em sua própria vida, em muitos aspectos, mas não é tão fácil como alguns querem fazer crer. No artigo, “A neuroplasticidade: você pode reprogramar seu cérebro?” a neurocientista Dra. Sarah McKay, afirma que a pesquisa recente mostrou que, sob certas circunstâncias, o poder de plasticidade cerebral pode ajudar o cérebro de adultos a se reconfigurar a partir da prática de novos comportamentos.
Embora determinadas partes do cérebro tendem a diminuir com a idade, existem passos que as pessoas podem dar para promovera neuroplasticidade e revigorar o funcionamento cerebral. Essas circunstâncias incluem a atenção concentrada, determinação, trabalho duro e manter a saúde do cérebro em geral.
Em seu livro, Como a nova ciência da plasticidade cerebral pode mudar sua vida, o Dr. Michael Merzenich , um pioneiro líder em pesquisa plasticidade cerebral lista dez princípios fundamentais necessários para a remodelação do seu cérebro ocorrer:
1. As mudanças acontecem de forma restrita às situações em que o cérebro está no clima para isso. Se você está alerta, engajado, motivado, pronto para a ação, o cérebro libera as substâncias neuroquímicas necessárias para permitir a mudança cérebro. Quando não está engajado, está desatento, distraído, ou faz algo sem pensar que não requer nenhum esforço real, seus “interruptores de neuroplasticidade estão desligados”.
2. Quanto mais você tenta, quanto mais você está motivado, quanto mais alerta você está, quanto maior o resultado potencial, maior será a mudança no cérebro. Se você está intensamente focado na tarefa e realmente tentando dominar algo por uma razão importante, a mudança experimentada será maior.
3. O que realmente muda no cérebro são os pontos fortes das conexões de neurônios que estão envolvidos juntos, momento a momento, no tempo. Quanto mais um comportamento é praticado, mais conexões são alteradas para incluir todos os elementos da experiência (informações do sensorial, movimento, padrões cognitivos). Você pode pensar nisso como um “controlador mestre” sendo constituído para este comportamento em particular, o que permite que ele seja executado com notável facilidade e confiabilidade ao longo do tempo.
4. Mudanças dirigidas pelo aprendizado: as conexões aumentam de a célula-célula em cooperação, que é crucial para o aumento da confiabilidade. Merzenich explica isso pedindo-lhe para imaginar o som de um estádio de futebol cheio de fãs todos aplaudem de forma desencontrada, versus as mesmas pessoas batendo palmas em uníssono. Ele explica: “As equipes mais fortemente coordenadas (células nervosas) são mais poderosas e mais confiáveis suas produções de comportamento.”
5. O cérebro também fortalece as suas ligações entre grupos de neurônios que representam momentos distintos de comportamentos sucessivos que ocorrem de forma confiável e cronológica. Isso permite que seu cérebro possa prever o que acontece a seguir e ter um “fluxo associativo.” Sem essa capacidade, o seu fluxo de consciência seria reduzida a “uma série de poças desconectas de estagnação”, explica Merzenich.
6. Mudanças iniciais são temporárias. Seu cérebro primeiro registra a mudança, em seguida, determina se ele deve fazer a mudança permanente ou não. Ela só se torna permanente, se o seu cérebro julga a experiência de ser fascinante o suficiente ou se o resultado comportamental é relevante.
7. O cérebro é alterado pelo ensaio mental (imaginação) da mesma forma e envolvendo precisamente os mesmos processos que controlam as mudanças alcançadas através de interações com o mundo externo. De acordo com Merzenich, “Você não tem que mover uma polegada para impulsionar a mudança plástica positiva em seu cérebro. Suas representações internas de coisas armazenadas na memória de trabalho se aplicam muito bem para aprendizagem e mudança de comportamento”.
8. Temos guias de memória e controle de aprendizagem incremental. Assim que você aprender uma nova habilidade, o seu cérebro registra e memoriza as boas tentativas, enquanto descarta aquelas não tão boas. Em seguida, ele relembra o último passo efetivo, faz ajustes incrementais e progressivamente, melhora.
9. Cada movimento da aprendizagem proporciona uma oportunidade para o cérebro estabilizar e reduzir os ruídos que potencialmente podem interferir com a mudança. Cada vez que seu cérebro fortalece uma conexão para avançar no domínio de uma habilidade, ele também enfraquece outras conexões que não foram utilizadas. Esta variação negativa apaga alguma atividade irrelevante ou interferências no cérebro.
10. A plasticidade cerebral é uma via de mão dupla: é tão fácil gerar mudanças negativas como positivas. Você tem um cérebro “use-o ou perca-o”. É quase tão fácil conduzir mudanças que prejudicam a memória e capacidades físicas e mentais, como é contribuir para melhorar essas coisas. Merzenich diz que as pessoas mais velhas são mestres absolutos a incentivar a mudança do cérebro de plástico na direção errada.