PROJETO PEDAGÓGICO
NO KARATÊ
Prof. Joares Tavora Ferreira da Silva
1 –
Justificativa:
Na atualidade um dos grandes problemas presentes no âmbito escolar é a questão
da agressividade e violência que são decorrentes de inúmeros fatores, entre eles: social, familiar e afetivo. Entendemos que esses problemas contribuem para o
aumento da indisciplina levando a comportamentos
inadequados que interferem no processo de ensino/aprendizagem.
Esse trabalho
tem como objetivo incentivar a prática do “karatê na escola” como meio
canalizador dos sentimentos hostis para fins úteis, uma vez que, o aprendizado
desta arte marcial proporciona virtudes necessárias para uma atuação social
positiva e harmônica, propiciando o desenvolvimento da amizade,
da união, do respeito
e, consequentemente, da
disciplina.
Pesquisas
mostram que o karatê desenvolve o físico, dando ao praticante agilidade e
destreza, mas também desenvolve a mente,
tornando o jovem calmo, seguro e confiante. Proporciona
harmonia, princípios de respeito, domínio próprio, determinação e humildade, ou
seja, todos os requisitos essenciais para o pleno desenvolvimento do ser
humano.
Portanto,
o uso pedagógico da prática do karatê pode representar um instrumento
primordial para minimizar os comportamentos agressivos no ambiente escolar e, também,
auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, orientação
espaço temporal, equilíbrio, concentração.