« Anterior 03/11/2009 - 23:37 Próxima »
O QUE É LEUCEMIA?

O QUE É LEUCEMIA?
O que é Leucemia?
O termo leucemia refere-se a um grupo de doenças complexas e diferentes entre si que afetam a produção dos glóbulos brancos. Para melhor entender esta, ou melhor, estas doenças, é importante que compreendamos a composição do sangue e da medula óssea.


O sangue é composto por plasma e células suspensas no plasma. O plasma é formado por água na qual se dissolvem vários elementos químicos: proteínas (ex.: albumina), hormônios (ex.: hormônio da tireóide), minerais (ex.: ferro), vitaminas (ex.: ácido fólico) e anticorpos, inclusive aqueles que desenvolvemos a partir da vacinação (ex: anticorpos ao vírus da poliomielite). As células presentes no sangue incluem glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas.

Os glóbulos vermelhos estão repletos de hemoglobina, a proteína que capta oxigênio nos pulmões e os leva para os tecidos. As plaquetas são células pequenas que ajudam a conter sangramentos, acoplando-se à superfície dos vasos, quando lesados, fazendo com que se juntem, fechando o local do sangramento.

Os glóbulos brancos são também denominados fagócitos, ou células “comedoras”, por “ingerirem” bactérias ou fungos e ajudar a destruí-los, auxiliando na cura de infecções. Os eosinófilos e os basófilos são sub-tipos de glóbulos brancos que participam da resposta a processos alérgicos. Linfócitos: são tipos de glóbulos brancos presentes, em sua maioria nos gânglios linfáticos e em menor número no sangue periférico, que têm como principal função manter a imunidade. Existem três tipos de linfócitos: Linfócito B, Linfócito T e células NK (Natural Killer). Todos estes tipos de células ajudam a combater infecções.

Glânglios linfáticos: são nódulos ou órgãos do tamanho de um grão de feijão, encontrados em todo o corpo. Eles se acumulam em certas áreas, como pescoço, axilas, peito, abdome e virilha. Vasos linfáticos são vasos que conectam os gânglios. Eles contêm linfa, uma espécie de fluido que transporta os linfócitos, e funcionam como “vias expressas” para o trânsito dos linfócitos.

A medula óssea é um tecido esponjoso, que ocupa a cavidade central do osso e onde ocorre o desenvolvimento de células sangüíneas que circulam no sangue. O processo de formação das células sangüíneas é chamado de hematopoese. Um pequeno grupo de células, denominadas as células-tronco hematopoéticas, é responsável por produzir todas as células sangüíneas no interior da medula óssea. As células-tronco hematopoéticas, se desenvolvem em células sangüíneas específicas por meio de um processo de diferenciação (vide Figura

1).Em indivíduos saudáveis, existem células-tronco hematopoéticas suficientes para que haja uma produção contínua das células sangüíneas. Quando as células estão completamente maduras (com capacidade de funcionamento), elas deixam a medula óssea e migram para o sangue, onde realizam suas funções.

Tipos de Leucemia

As principais formas de leucemia estão classificadas em quatro categorias. Os tipos de leucemia mielóide e linfóide apresentam-se de forma aguda ou crônica. Os termos mielóide e linfóide denotam o tipo de célula envolvida. Desta forma, os quatro principais tipos são leucemias mielóides agudas e crônicas e leucemias linfóides agudas e crônicas.

A leucemia aguda é rapidamente progressiva e afeta a maioria das células primitivas (ainda não totalmente diferenciadas ou desenvolvidas), que perdem a capacidade de desempenhar as suas funções normais. As células imaturas são denominadas “linfoblastos” nos casos de leucemia linfóide aguda e mieloblastos nos casos de leucemia mielóide aguda, multiplicando-se e acumulando-se, e desta forma, impedindo que sejam produzidas as células sangüíneas normais.

A leucemia crônica progride lentamente permitindo o crescimento de maior número de células já desenvolvidas. Em geral, essas células mais diferenciadas podem ser capazes de exercer algumas de suas funções normais.

As leucemias são doenças onde há uma alteração genética adquirida (não congênita) nas células primitivas da medula óssea. É importante ressaltar que não se trata de um fenômeno hereditário, apesar de ocorrer nos genes.
Para o doador a doação será apenas um incômodo passageiro, mas que

para o doente poderá ser a diferença entre a vida e a morte.Portanto, seja você também um doador voluntário de medula óssea, ajude a salvar a vida de tantas pessoas que necessitam.

FAÇA O MILAGRE DA VIDA para pessoas portadoras de Leucemia e outras doenças do Sangue.
Voce pode se alistar no Exército da Vida!!!"

• Leucemia Linfóide Aguda (LLA)

• Leucemia Linfóide Crônica (LLC)

• Leucemia Mielóide Aguda (LMA)

• Leucemia Mielóide Crônica (LMC)

• Leucemia Bifenotípica

• Novas Drogas para LMC (PDF)

Enformações colhidas neste site abaixo:

http://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/index.php

 Recursos e suporte
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=4&id=187&menu=4
 
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=36&id=311&menu=2

PRÓXIMA PÁGINA...>PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSPLANTE DE MEDULÁ ÓSSEA   >>>



Comentários
/guaraparibela
1 - /guaraparibela GoldVIP em 03/11/2009 às 23:42 disse:
amei seu flog.
parabens pela materia
não posso mais ser doadora, infelizmente

2 - monica em 31/03/2010 às 23:26 disse:
VC É MARAVILHA AOS OLHOS DO PAI.BJS

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/sobreleucemia
Sobre * sobreleucemia
Goiânia - GO

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

24/06/2014


24/06/2014


24/06/2014


24/06/2014


24/06/2014

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 11
Total: 17.826

Feed RSS