Viver o presente
Frequentemente precisamos acalmar nossa mente e interromper a agitação ou, pelo menos, esse diálogo interno contínuo a que estamos acostumados, para poder chegar a um estado de serenidade.
Todos conhecemos esse monólogo mental caracterizado pela sucessão de pensamentos de forma ininterrupta, que atua preocupando-se excessivamente com o passado e com o futuro, deixando de lado o que acontece no momento presente. Pensamentos e pensamentos que dão voltas sobre si formando uma mente limitada, que na maioria das vezes não ajuda a resolver os problemas, e sim os acentua.
Uma das consequências do predomínio desta mente limitada é que, ao evadir-nos de maneira constante do presente, nos impede de viver a realidade que acontece a cada instante, tornando-nos incapazes de desfrutar o que fazemos mais concretamente, aproveitar tudo que a vida nos oferece.
O que passou, já passou e não podemos mudar e o futuro, ainda que seja bom planejá-lo sem ansiedade e com mesura, tampouco podemos controlá-lo. Na verdade, o hoje é o único com que contamos. Precisamos viver aqui e agora. Este instante que está acontecendo agora, neste momento, enquanto você lê essas linhas. Por isso, temos que aproveitá-lo ao máximo. Desfrutemos os bons momentos e aprendamos com aqueles que não nos agradam tanto. Sejamos felizes.
Busquemos a magia de cada dia, o pequeno tesouro de cada instante, e aprendamos a viver intensamente.