Acreditamos ser livres, mas nos dias de hoje não é bem assim que as coisas acontecem, vivemos em uma sociedade que valoriza os super-heróis, que não admite erros, que nos traz a necessidade de sermos perfeitos, de estarmos sempre nos renovando para chegarmos à frente da concorrência, que é grande, esse já é um exemplo que tira nossa tranquilidade e liberdade. Hoje quem não faz uma faculdade ou procura se especializar, já está um passo atrás na sociedade. Crescemos aprendendo que na vida temos que ter sucesso, em meio à pressão da competição e concorrência, por isso por vezes não sabemos lidar com as decepções e perdas que encontraremos pelo caminho, pois só aprendemos que é importante vencer.
E para que estudamos? Para nos preparar para o mercado de trabalho, certo? Tem um bom emprego, um bom salário, estar preparado para enfrentar a concorrência, adquirir bens materiais, um dia uma boa aposentadoria, estabilidade, enfim, para suprirmos nossas necessidades. Estudar para ter uma profissão sonhada, obter conhecimento em uma área na qual realmente gostamos, na qual tenhamos prazer, ficou em um dos últimos lugares em nossos planos, é um privilégio que poucos buscam ou alcançam. Hoje se procura a área que ganha mais, que é rentável (talvez por esse motivo existam tantas pessoas insatisfeitas e que reclamem do trabalho), mais um ponto que tira a nossa liberdade de escolha.
É uma realidade da qual não da para fugir, os dias são corridos, o tempo é curto, como ouvimos sempre a famosa frase, “tempo é dinheiro”. Temos que dosar até o tempo que temos para as pessoas que gostamos, o tempo para o lazer e tranquilidade, nas cidades grandes as poucas horas de sono valem ouro. Se pararmos para pensar, são inúmeros os motivos que tiram a nossa tranquilidade e liberdade, criando tantas pessoas estressadas e cheias de doenças crônicas.