O Lava-pés, ritual da humildade, que precede à cerimônia da Ceia do Senhor, foi instituído por Cristo e prescrito à igreja cristã (João 13:1-17). O Objetivo dessa ordenança, obrigatória a todos os cristãos, é levar os participantes a examinar o próprio coração, e ver as próprias raízes de amargura e outros defeitos de caráter, e eliminar mal-entendidos entre os irmãos e ensinar a humildade, igualdade e amor fraternal.
“Esta ordenança é o preparo designado por Cristo para o serviço sacramental. Enquanto o orgulho, desinteligência e luta por superioridade forem nutridos, o coração não pode entrar em associação com Cristo. Não estamos preparados para receber a comunhão de Seu corpo e de Seu sangue. Por isso Jesus indicou que se observasse primeiramente a comemoração de Sua humilhação.” DTN, pág. 650.
“A ordenança do lava-pés ilustra, de modo mais convincente, a necessidade da verdadeira humildade. Enquanto os discípulos contendiam entre si pelo lugar mais elevado no reino prometido, Cristo cingiu-Se e executou o trabalho de um servo, lavando os pés daqueles que O chamavam de Senhor.” SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.139.
Qual a importância do lava-pés?
“Somos falíveis e temos errado muitas vezes. Voltemo-nos para o Senhor com arrependimento e confissão. Ao nos congregarmos para participar das ordenanças na casa do Senhor, endireitemos cada erro, tanto quanto estiver ao nosso alcance. Ao vos inclinardes perante um irmão a fim de lavar-lhe os pés, perguntai-vos: ‘Tenho eu alguma coisa em meu coração que me separe deste irmão? Teria eu dito ou falado alguma coisa que pudesse nos indispor um contra o outro?’ Se esse for o caso, removei o problema confessando com sinceridade o vosso pecado. Assim, um coração se ligará a outro, e a bênção de Deus se manifestará.” Manuscrito 102, 1904.
>