Barry Wilkinson, chefe do suporte de todos os oito “Harry Potter“, conhece o mundo mágico melhor do que ninguém. Ele conta sobre os adereços utilizados em Reliquias da Morte nesta entrevista.
“Todo mundo tem a sua varinha própria, até mesmo os Comensais da Morte,” disse Wilkinson. “Todos os personagens principais têm as suas próprias varinhas, e elas estão todas listadas e contabilizadas, é um sistema fantástico. E cada varinha é individual. É um trabalho incrível, apenas desenhando elas e continuando a tentar pensar em projetos diferentes para varinhas, mas quando você olha para elas, elas são totalmente diferentes. “
Então, Wilkinson disse, existem as duplicatas: varinhas reservas de personagens principais, varinhas de borracha para trabalho de dublê, varinhas para fotos de fundo e mais varinhas genéricas para cenas de multidão. Nos filmes anteriores e na Loja Olivaras, que foi completamente abastecida, a contagem de varinhas facilmente atinge os milhares.
“Cada uma tem um número, e é feito check-out e é verificada no final de cada dia”, disse Wilkinson. “Nós temos algumas partidas, mas todas elas são contabilizadas, e temos de fazer anotações para manter registros de tudo.”
Wilkinson, que ganhou o Outstanding Contribution BAFTA de prêmio britânico de cinema em 2008, não é leigo aos adereços de filmes sobrenaturais. Ele era dono da propriedade de “Labirinto” e Steven Spielberg, “Indiana Jones e a Última Cruzada”, bem como “O Quinto Elemento”.
“Eu adorava esses filmes, porque eles eram diferentes”, disse Wilkinson. “E isso foi muito bom criar todo esse material junto com Spielberg e tudo mais. Claro, não era um trabalho tão grande como estas têm sido em “Potter”. É apenas a quantidade de elementos do filme e da precisão do que nós temos que fazer. “
Os adereços parecem ter evoluído como a história tem ficado mais obscura. O primeiro filme tem destaque de Quadribol e Feijõezinhos de todos os sabores. O final incidirá sobre Horcruxes e Relíquias da Morte – adereços que Wilkinson diz que ainda não podem discutir em detalhes.
O trabalho sobre os adereços teve um monte de “sentar à volta das mesas e discutir, e houve numerosos projetos”, disse ele. “São esses itens especiais, e há tanta coisa que vai para o filme. Eles são todos concebidos e elaborados muito antes que eles venham até nós para começar a serem produzidos. Eles desempenham um papel tão vital – e todos os adereços fazem nesta série de filmes. – Que eles são realmente feitos de forma bastante diferente de outros filmes ”
Agora, após 10 anos de trabalho nos filmes de Hogwarts, Wilkinson e sua equipe são encarregados de desmontar o mundo que eles ajudaram a criar. “Temos essa enorme tarefa de jogar tudo fora”, disse ele. “No momento, temos 104 contêineres cheios de adereços e vestimentas, que agora tem que ser levantados e arquivados.” Para Wilkinson, que se acostumou com intervalos de menos de 10 semanas entre os filmes, parece ser uma grande empresa ao invés de projetos individuais. “Nós trabalhamos com eles por tanto tempo, é muito difícil agora apenas para decifrar a partir de um filme para o outro, e tudo se mistura como um grande projeto”, disse ele. “Queremos que eles possam ir novamente, mas foi uma verdadeira conquista maravilhosa e um projeto maravilhoso para trabalhar, sabe? Eu e toda a minha equipe estamos muito orgulhosas de ter trabalhado sobre ele. ”
Wilkinson disse que ele e sua equipe têm que refletir sobre a série e todos os seus trabalhos nos bastidores com reverência. “Nós não pensamos que nunca vamos ver os gostos da série de filmes de novo, não por enquanto de qualquer forma”, disse Wilkinson.
“É apenas uma franquia fantástica. Foi apenas ficando maior e melhor. Quando você vê essas coisas e você entrar no set, e você sabe que seu Pessoal irá vesti-los, você fica muito orgulhoso disto, porque tudo parece absolutamente maravilhoso, até ao dormitório dos meninos, o detalhe, coisas que o decorador de set coloca lá, o Salão Principal, a Sala Comunal, e você sabe, quando estamos à procura de adereços e quando os encontramos. Tem sido incrível “.