Objetivo: Conscientizar que para herdar o Reino dos Céus é preciso viver, como nos aconselha o Cristo Ecumênico, no Apocalipse, 2: 10 e 22:12: “Sê fiel até à morte, e Eu te darei a coroa da vida. (...) Comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”.
Abordagem Doutrinária a ser enfatizada:
O Ecumenismo dos Corações e o Ecumenismo Divino (Revista Jesus Está Chegando nº 98 p. 20)
Introdução do tema
Com o estudo do Evangelho de Jesus, o Cristo Ecumênico, em Espírito e Verdade, à Luz do Seu Novo Mandamento, estudaremos:
Para fazer parte do Reino de Deus é preciso servir. O que Jesus, o Provedor Celeste, propõe com essa afirmativa?
Como o Ecumenismo dos Corações pode nos tornar herdeiros do Reino dos Céus?
O pedido da mãe de Tiago e João
Evangelho de Jesus, segundo Mateus, 20: 20 a 28
20 Então, se aproximou de Jesus a mulher de Zebedeu, com seus filhos, Tiago e João, e, adorando-O, pediu-lhe um favor.
21 Perguntou-lhe o Cristo: Que queres? Ela respondeu: Senhor, manda que estes meus dois filhos se assentem, um à Tua direita, e outro à Tua esquerda, no Teu Reino Celestial.
22 Mas o Divino Mestre respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que Eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos, Senhor.
23 Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; isto é, porém, para aqueles a quem por meu Pai está preparado.
24 Ora, ouvindo isto os dez discípulos, indignaram-se contra os dois irmãos.
25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dominam os povos e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.
26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, seja esse aquele que vos sirva;
27 e quem quiser ser o primeiro entre vós seja esse servo de todos;
28 tal como o Filho de Deus, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de multidões.
Vencer o sofrimento do corpo e da alma
(...)
O Apocalipse, o mais importante livro da Bíblia Sagrada na atualidade mundial, anuncia para os que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir, o mais glorioso acontecimento de todos os tempos da História - JESUS ESTÁ CHEGANDO! No Livro das Profecias Finais, o Divino Senhor adverte: Lembra-te pois de onde caíste. Arrepende-te e volta à prática das boas obras. Se não, virei a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. Não temas as coisas que tens de sofrer. (...) Sê fiel até à morte, e Eu te darei a coroa da vida. (...) Eis que venho sem demora. Comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. (...) Eu, JESUS, enviei o meu Anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a brilhante estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve diga: Vem! O que tem sede (da Palavra de DEUS), venha! E quem quiser receba de graça a água da vida. (...) Quem dá testemunho destas coisas diz: Certamente venho sem demora! Amém! Ora vem, Senhor JESUS! A graça de Nosso Senhor JESUS CRISTO seja com todos.
É imprescindível orar e vigiar, mormente nas ocasiões de crise, qualquer que seja o lugar ou o momento. A dor não tem hora para bater à porta do nosso coração.
A todos, pois dedicamos a maravilhosa Prece que JESUS deixou, como um convite à meditação nos instantes de dor. Pai Nosso que estais no Céu (e em toda parte ao mesmo tempo). Santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu reino (de Justiça e de Verdade). Seja feita a Tua Vontade (jamais a nossa vontade) assim na terra como no céu. O pão nosso (transubstancial) de cada dia dai-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoarmos às dos nossos devedores. E não nos deixeis cair em tentação. Mas livrai-nos do mal, porque Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!
Livro: Diretrizes Espirituais da Religião de Deus Volume I, p. 26 e 27.
“Não temas as coisas que tens de sofrer. (...) Sê fiel até à morte, e Eu te darei a coroa da vida. (...) Comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.”
Apocalipse de Jesus, 2: 10 e 22:12.
Bem-Aventuranças do Sermão da Montanha de Jesus
Explicação
Bem-aventurados os pacientes, isto é, aqueles que jamais odeiam alguém, porque não odeiam nem mesmo aos seus inimigos. Sabem que os maus se destroem pelas suas próprias obras, e então têm pena até mesmo dos adversários. São aqueles que não aumentam a maldade humana, porque possuem a compreensão clara de que os maus só podem produzir o mal. Compreendem, perdoam, transferindo a DEUS o julgamento, porque sabem que todos eles são realmente enfermos. Todo mau é antes de tudo um doente. Então o resultado é que os pacientes herdarão a Terra, continuarão povoando este orbe depois do expurgo planetário que vem aí.
Bem-aventurados os que choram, porque também serão consolados pelas Forças Divinas do Grande PAI ETERNO.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, isto é, aqueles que buscam, por todas as formas e meios ao seu alcance, fazer triunfar a VERDADE, a JUSTIÇA, sem medir sacrifícios. O resultado será que eles também serão fartos, saciados, ou seja, conseguirão aquilo que buscam, contribuindo para que a Justiça se implante neste mundo com alegria geral. E isto só pode vir pela vitória da VERDADE de DEUS.
Bem-aventurados os misericordiosos, quer dizer, aqueles que dedicam sua vida a ajudar os semelhantes necessitados, aqueles que se dedicam, às obras de Caridade, não a caridade que humilha, mas a Caridade que é sinônimo de Amor. É O NOVO MANDAMENTO DE JESUS: "Amai-vos como Eu vos amei", Evangelho do CRISTO, segundo João, 13:34. Bem-aventurados aqueles que pensam nos outros antes de pensar em si mesmos. Naturalmente chegará o dia em que também alcançarão misericórdia, porque dando é que recebemos de DEUS. Como resultado do seu trabalho em benefício dos semelhantes, terão de DEUS em dobro tudo aquilo que fizeram com Boa Vontade.
Bem-aventurados os limpos de coração, isto é, aqueles que não têm maldade, não alimentam pensamentos mesquinhos com referência aos outros; aqueles que não têm malícia, que tudo olham com naturalidade, sabendo que DEUS ESTÁ PRESENTE e saberá julgar as pessoas. Os limpos de coração estão acima das convenções humanas, dos mexericos, das intrigas, dos venenos. Porque tudo isso é prova de atraso espiritual. Então o resultado será que os limpos de coração vão ver e sentir DEUS dentro de si mesmos. É um dos mais altos graus de Iniciação Espiritual. O limpo de coração já atingiu a união com o próprio DEUS.
Bem-aventurados os pacificadores, isto é, aqueles que promovem a PAZ no mundo, seja a paz de consciência, seja a paz no Astral, seja a paz nas relações humanas. Todos os que conseguem trazer a PAZ ao mundo, pela pregação e exemplificação da BOA VO