Muito se fala sobre o inferno, mas na realidade não existe. O que o espírito passa em sua mente são fases de desequilíbrio espiritual, geradas por vícios, envolvendo processos de evolução primária.
O materialismo é o sentido de sobrevivência, depois vem à força bruta de defesa ou predomínio sobre o outro, o censo de razão e a responsabilidade dos seus atos. No decorrer destas três fases, o espírito cria campos de forças negativas em demasia em seu perispírito, tornando-o escuro e pesado, e, estas energias são geradas pelo egoísmo, prepotência e violência, associados ao álcool, fumo e drogas, se tornando uma massa pastosa a envolver o perispírito, que é o veículo de evolução do espírito.
Uma boa parte dos espíritos que desencarnaram, ficam em um estado mental fora da sua própria realidade e não conseguem definir o estado vibratório em que se encontram. Muitos são atraídos para suas residências ou ambientes que se afinam.
Outros espíritos desencarnados lhe informarão de suas necessidades e que eles não pertencem mais ao mundo físico, então começa uma verdadeira confusão mental. Poucos têm uma noção de eternidade e se prepararam no decorrer dos anos, ligando-se a Deus, seu mentor e buscando conhecimentos espirituais, pois a leitura vai abrindo novos rumos de consciência, mesmo sem percebermos.