Como perdoar os que nos ofendem?
De maneira geral, todos nós valorizamos o ato do perdão. Entretanto, quando se trata de praticarmos essa virtude com os que estão a nossa volta, vemos que não é tão simples, requerendo de nós abnegação e disposição no Bem. Por mais difícil que a situação se apresente, por que não darmos o primeiro passo, confiando, acima de tudo, na Justiça Divina? Mesmo quando alguém nos ofende, Jesus, o Divino Amigo, nos ensina a perdoar, o que não significa ser conivente com o erro, nem apenas dizer que perdoamos enquanto a mágoa permanece.
Muitas vezes quando nutrimos no coração sentimentos ruins em relação à pessoa que nos ofendeu, queremos justiça, mas a confundimos com vingança, buscando uma maneira de a pessoa sofrer exatamente o que nos causou... Entretanto, a Religião Divina nos alerta sobre os perigos de entrarmos na vibração do ódio*, pois essa postura afeta de forma negativa nossa vida e a dos demais envolvidos.
Sobre essa questão, o Presidente-Pregador da Religião do Terceiro Milênio, José de Paiva Netto, nos traz a seguinte reflexão no livro da Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, Paiva Netto e a Proclamação do Novo Mandamento de Jesus — A saga heroica de Alziro Zarur (1914- 1979) na Terra, na página 118: “Num improviso que proferi na cidade do Rio de Janeiro/RJ, declarei que a Justiça Divina é justamente a expressão verídica do Amor que, tantas vezes, educa com severidade. Aqui uma explicação se faz necessária: não nos esqueçamos igualmente daquela lição iniciática que o Irmão Zarur colocou como 7º Mandamento dos Homens e Mulheres da Boa Vontade de Deus: ‘Perdoar é transferir o julgamento à Lei de Deus. Mas o Pai não proíbe que Seus filhos se defendam dos maus’. (...) O amadurecimento ir-nos-á revelando essa Augusta Face do Pai Celeste, a qualidade pedagógica do Seu Amor e de Sua Justiça aliados”.
Para compreender o papel do perdão na Justiça Divina e como coloca-lo em prática, convidamos você, seus familiares e amigos para participar da Cruzada do Novo Mandamento de Jesus — Reunião da Comunhão com Deus neste sábado, 27 de julho, com o tema: “Como perdoar os que nos ofendem?”.
Clara Periotto