Como lidar com a Solidão?
De acordo com o dicionário, solidão "é a condição ou estado de quem está desacompanhado". Entretanto, o "estar sozinho" é um conceito amplo. Quantas vezes nos encontramos ao lado de inúmeras pessoas e nos sentimos como se estivéssemos completamente solitários? Muitas vezes em nossas vidas temos a sensação de que estamos sós. Nem mesmo o constante desenvolvimento tecnológico (que vem revolucionando os meios de comunicação que conhecemos) conseguiu extinguir este sentimento, presente no coração de muitos.
Em seu artigo"A Fé e a Dor", o presidente-pregador da Religião do Terceiro Milênio, José de Paiva Netto, esclarece: "Na Felicidade ou na dor, o ser humano jamais está sozinho. Sabendo ou não sabendo, crendo ou não crendo, tem Deus por si. No deserto ou nos vergéis, na montanha ou nos vales, na cidade ou nos campos, se, reverente, contemplar o Alto, verá a multidão de estrelas, carregando em seu bojo bilhões de bilhões de existências. E se você não crê na existência do Pai Celestial, não se sinta excluído pela minha afirmativa. (...) Deus tem muitos sinônimos, tais como Amor, Fraternidade, Solidariedade, Compaixão, Clemência, Generosidade, Misericórdia, Altruísmo e tudo o que valoriza as criaturas, conduzindo-as à Paz consigo mesmas e com os outros. É difícil, realmente difícil, mas podemos crescer no instante do sofrimento".
Por isso, amigo internauta, lembre-se de que nunca estamos desamparados. Foi Jesus quem afirmou "Não se turbe o vosso coração nem se arreceie. Porque Eu estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo!" (Evangelho do Cristo Ecumênico segundo João, 14:1 e Mateus, 28:20). Recorramos a esse amparo e confiemos na companhia constante do Divino Mestre em nossas vidas. Como fazer isso? Quando se sentir sozinho, ou sozinha, eleve o seu pensamento a Jesus, para que essa Divina Companhia conforte o seu coração na certeza de que nunca estamos sós: A presença do Cristo de Deus se manifesta em nossas vidas também por meio da atuação das Almas Iluminadas, dos Espíritos de Deus, que querem e lutam pela nossa felicidade, nos acompanhando todos os dias em nossa jornada.
"Ninguém vive em solidão!", ensina Paiva Netto. Acompanhe a Prece Amigos.
É sempre possível vencer os desafios, e a chave para essa vitória não está longe, como muitas vezes imaginamos. Nosso próprio pensamento é uma ferramenta poderosa para nossa felicidade. Uma forma de começar a mudar as coisas que não vão bem é buscar enxergar as situações de maneira diferente, ao refletir: "Por que me sentir só se tenho, pelo menos, um Anjo Guardião comigo, em tempo integral? Apenas não consigo vê-lo, mas ele está aqui, sempre disposto a me ajudar". E, ao permitirmos essa aproximação benéfica, se nossa mente e nosso coração estiverem permanentemente sintonizados com Jesus, o Divino Amigo, não nos sentiremos mais sozinhos. Sim, precisamos sempre cultivar bons pensamentos para que, mesmo quando estivermos desacompanhados fisicamente, estejamos felizes e equilibrados para tomarmos as melhores decisões e nos aliarmos espiritualmente aos Seres Invisíveis que atuam em nome de Deus no amparo a todos os Seus filhos.
Confie na presença do Pai Celestial em sua vida. Peça-Lhe forças, por meio da Oração, e coloque-se à disposição Dele, aproveitando todas as oportunidades para semear o Bem, doando sempre o melhor de si
mesmo em prol de seu semelhante. O Irmão Paiva nos ensina: "Quem quiser diminuir a sua própria dor ajude os que sofrem", e isso significa alcançar felicidade colocando-se como instrumento do Bem.
Sarah Jimena Moreno