Felicidade existe? Como conquistá-la para sua vida?
Felicidade. Essa é uma palavra preciosa, um objetivo almejado por muitos ou, possivelmente, por todos. Na verdade, felicidade é bem mais que uma simples palavra. Ela é uma espécie de sonho, uma causa possível de ser transformada na realidade constante de nossas vidas. Aliás, quem não quer ser feliz? Quem nunca sentiu ou desejou vivenciar essa sensação confortadora e, ao mesmo tempo, inexplicável?
O presidente-pregador da Religião de Deus, José de Paiva Netto, afirma que "Deus criou-nos para a Felicidade. Quem inventou o sofrimento fomos nós, Seres Humanos"¹. Daí a importância de nunca desanimarmos diante dos desafios, das situações que nos pareçam difíceis ou impossíveis, lembrando sempre que, conforme as superarmos, nos sentiremos ainda mais realizados, satisfeitos com nossa capacidade de perseverar, com a feliz sensação do dever cumprido.
Nessa perspectiva, Paiva Netto esclarece que muitas vezes somos nós mesmos que não sabemos reconhecer as oportunidades de felicidade que nos são oferecidas por Deus, para que possamos alcançar o que desejamos: "A Humanidade inverteu tudo, pois busca lá fora a felicidade quando ela se encontra dentro de cada um".
O autor das Diretrizes Espirituais da Religião de Deus prossegue nos alertando: "Reparem que a felicidade não é um dom exterior. Por isso JESUS disse: ‘Buscai primeiro o Reino de DEUS e Sua Justiça, e todas as coisas externas, materiais, vos serão acrescentadas’. Olhai os lírios do campo*. Essa é a lição para nós. A pessoa feliz sente DEUS dentro de si mesma, encontra DEUS no coração" (Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, vol. III, pp. 143 e 144).
E a Verdadeira Felicidade?
Na busca desenfreada pela felicidade, o Ser Humano às vezes se depara com situações que o conduzem a caminhos que acabam por lhe iludir ou frustrar . Por isso, é muito importante que estejamos sempre em sintonia com nossos Anjos Guardiães e com a Humanidade de Cima, pedindo o auxílio e a intuição necessárias na tomada das decisões.
Para a Religião de Deus, a religião ecumênica do Brasil e do mundo, a felicidade pode ser, sim, conquistada em plenitude por todos nós, e isso depende da maneira como buscamos alcançá-la, já que ela é resultante dos sentimentos elevados e das atitudes edificantes que assumimos em nosso cotidiano.
Fato é que cada um constrói a própria felicidade, como demonstrou Jesus ao viver em meio a graves adversidades, o feliz ideal de Seu coração. Venceu todos os obstáculos, inclusive a morte, e contribui ainda hoje de maneira efetiva para a felicidade de todas as criaturas, por intermédio de Seu extraordinário exemplo de Amor, respeito ao próximo, Solidariedade, compreensão, entre tantos outros sentimentos e ações fraternas que, unidas, trazem mais alegria e, portanto, verdadeira felicidade às nossas vidas.
Paula Isabele