Imagine o quanto nosso mundo seria diferente se aprendêssemos a ouvir mais. Quantas mágoas seriam evitadas, quantos mal-entendidos seriam desfeitos, quantos corações seriam curados. Ouvir é a chave para a empatia, para a compreensão, para a intimidade.
Então, aprenda a ouvir. Ouça com os ouvidos, mas também com os olhos, com o coração, com a alma. Ouça não apenas o que é dito, mas o que é sentido, o que está por trás das palavras. Ouça com a intenção de compreender, de conectar!
Porque, no final das contas, ouvir é um dos maiores presentes que podemos dar a quem amamos. É um presente que não custa nada, mas que vale muito. É um presente que pode transformar vidas e que pode criar laços inquebráveis.
Porque, quando você ouve de verdade, você cura. Cura feridas antigas, dissipa medos profundos, apazigua corações inquietos. Ouvir é dar ao outro a chance de se revelar, de ser visto na sua totalidade, de ser amado por inteiro.
Ouça, porque um dia, quando olhar para trás, perceberá que foram esses momentos de verdadeira escuta que moldaram o amor que vocês compartilham. E saberá, com lágrimas nos olhos e o coração transbordando, que até ali valeu a pena amar.
Clenderson Xavier