" O que você quer ser quando crescer? Gentil." Vi um vÃdeo animado retratando esse diálogo entre um porco espinho e um garoto, e fiquei pensando sobre o assunto. E me fiz uma pergunta. Será que somos gentis consigo mesmo, antes de sermos gentis com outras pessoas? Essa pergunta, pelo menos ao meu ver, retrata um tema extremamente importante: RESPEITO. Gentileza é respeitar quanto a si mesmo, como o outro, seja na individualidade ou em conjunto, isso dentro de qualquer relação humana.
Quantas vezes vivemos em relações que somos gentis com outra pessoa, e digo gentileza de verdade, em sonhar junto, em aplaudir alguém até quando ela cai, em apoiar as metas estabelecidas de vida, em vibrar com a alma até as pequenas coisas que alguém conquista, em se colocar no lugar do outro seja em qualquer situação, dar importância aos sentimentos e as emoções da outra pessoa, ter responsabilidade afetiva/emocional, ouvir com atenção o que ela te diz e acolher quem ela é, até mesmo no pior momento. Isso ultrapassa o significado de gentileza, pois ser gentil também tem muito a ver com humanidade, ser gente, fazer jus a nossa raça.
O que me deixa reflexiva, é quanto vale a pena ter disposição e comprometimento com alguém dessa maneira? As pessoas andam tão ocupadas correndo atrás de coisas e ocupando seu tempo, que se esquecem que vão chegar no fim de suas vidas buscando algo que nem elas sabem o que é, e que por essas e outras deixam pessoas incrÃveis para trás, por acharem que não eram necessárias, por essa busca inalcançável de alguma coisa. Eu não estou dizendo aqui que as pessoas não podem correr atrás dos seus sonhos e objetivos, eu tenho real admiração por quem o faz, mas dá pra seguir essa trilha e ser gentil com quem você julga ser importante e necessário. Você pode ter a vida mais extraordinária possÃvel, mas senão souber ser gentil com os seus e os demais nada adianta, pois o que faz a vida ser grande e memorável não é o mundo, são as pessoas que fazem parte da sua atmosfera.
É o compartilhar que faz os dias terem a sua infinitude.
Então seja Gentil mais vezes, primeiro com você, depois com o outro, porque a maior prova que podemos dar a alguém é o tempo que se dedica a ela, pois o tempo é o fator chave para as pessoas serem recÃprocas e permanecerem com você, lado a lado.
(Escrito dia 07/04/2024, Ã s 18:58).