Aos 18 anos, depois de muitas portas na cara e “nãos”, a cantora entrou em depressão e voltou para Minas Gerais. Com o incentivo do namorado, Paula retomou a carreira de cantora e, em 2005, participou da novela "América", da TV Globo, cantando "Ave Maria". Desde então, as músicas de Paula já tocaram em seis novelas da emissora.
Mas foi na gravação do especial de Natal de Roberto Carlos que o Brasil passou a conhecê-la melhor. O cantor elogiou sua beleza e voz no palco, e a partir daí surgiram rumores de um possível romance entre eles. Entretanto, Paula fez questão de negar. "Não teve namoro. Até achei normal as pessoas pensarem, porque se tratava de um homem e uma mulher e aí elas fantasiam. Ele é extremamente cavalheiro, carinhoso com as pessoas, é um cara iluminado. Tenho que ficar orgulhosa por ter recebido elogios”, disse Paula a QUEM, durante uma entrevista em outubro de 2011.
Depois de vender mais de 1,6 milhões de discos, gravar duetos com nomes como Taylor Swift e o astro latino Juanes, Paula lança no dia 29 de maio, seu mais novo álbum, "Meus Encantos".