1. Criado em 1936, é o primeiro super-herói mascarado das histórias em quadrinhos; afinal, se o Batman é super sem poderes, por que ele não?
2. Seu criador, Lee Falk, falecido em 1999, cuidou pessoalmente da trajetória do herói por mais de 60 anos, um marco.
3. Nosso justiceiro é conhecido por vários apelidos legais. O Espírito-que-anda, o Homem que nunca morre, o Guardião das Trevas Orientais e outros.
4. O Fantasma tem o anel da caveira, na mão direita, um símbolo que marca permanentemente aqueles punidos pelo Espírito-que-anda, com o sinal de um crânio.
5. Na mão esquerda, um anel com a marca do bem, simbolizando proteção. Aqueles que detêm este símbolo estão sob o zelo do Fantasma.
6. A selva tem vários ditados sobre o Fantasma, conhecidos por todo o continente. Alguns deles: "O Fantasma é violento com os violentos", "Dá medo ver o Fantasma enfurecido", "A voz irada do Fantasma gela o sangue do tigre", "O Fantasma atira mais rápido que o olhar" e outros.
7. Sua origem é marcante e conhecida por todo fã de quadrinhos que se preze: há mais de 400 anos, uma embarcação foi atacada por piratas Singh. O filho de um lorde inglês, que sobreviveu na costa de Bangala, foi acolhido por pigmeus Bandar, e jurou sobre o crânio de um criminoso que ele e seus descendentes lutariam contra o mal.
8. O juramento da caveira é famoso: "Juro que dedicarei toda minha vida à tarefa de destruir a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. E meus filhos e os filhos de meus filhos me perpetuarão".
9. De pai para filho, uma herança é passada. Sempre com o mesmo uniforme, e por séculos combatendo a vilania, surge o mito da imortalidade. O atual herói é da 21ª geração.
10. Ele mora na Caverna da Caveira. O Batman que nos perdoe, mas isto sim é uma moradia de assustar!
11. Em seu lar, existem dois aposentos com tesouros. Num deles, ouro, prata e jóias preciosas garantem o financiamento necessário para manter a eterna luta contra o mal. No outro, peças dignas de um rei: a espada Excalibur, a lira de Homero, a trombeta de Rolando e outras.
12. Toda a história da dinastia de heróis fica registrada para seus descendentes, por meio de uma biblioteca com as crônicas de todos seus antepassados, escritas à mão.
13. Essas crônicas são um capitulo à parte na mitologia do personagem, pois são como um guia para ajudá-lo a resolver problemas, além de permitirem um ótimo gancho para o desenvolvimento de roteiros sobre a dinastia do herói.
14. O Fantasma conversa com os ancestrais. Em tom de respeito e seguindo uma longa tradição, a Caverna da Caveira conta com uma cripta, na qual estão os 20 antepassados da linhagem, aos quais ele apresenta sua esposa e, posteriormente, seus filhos.
15. Quem precisa de computador para saber das coisas? O velho Mozz conhece tudo e um pouco mais: é o maior contador de histórias da selva, e está sempre pronto para auxiliar o herói com informações diversas.
16. Rex King, um jovem adotado pelo Fantasma e que participa de suas aventuras, foi encontrado quando bebê por indígenas, dentro de uma balsa. Posteriormente, descobririam que o jovem era príncipe de um local chamado Baronkhan.
17. Guran, chefe dos pigmeus Bandar, é o grande amigo e parceiro do Fantasma, desde sua infância. Ele cuida da residência e dos pertences do herói quando este sai em missão, além de ter conhecimentos medicinais e de várias vezes ajudar o Fantasma quando em apuros.
18. O Fantasma criou uma força policial chamada Patrulha da Selva para ajudá-lo em sua empreitada de proteger a lei e manter a paz. Os dirigentes nem desconfiam quem possa ser seu misterioso chefe, que transmite ordens sem se identificar.
19. O primeiro comandante da Patrulha da Selva foi ninguém menos que o pirata Barba Ruiva! O sexto Fantasma partiu para resgatar uma rainha, derrotou os piratas e desafiou o capitão dos vilões para um duelo. Como vencedor, tornou-se comandante dos mesmos e selecionou os melhores para garantir a lei nas selvas, colocando Barba Ruiva como o primeiro comandante. Séculos depois, Coronel Weeks, já aposentado, e Coronel Worobu são outros importantes chefes da Patrulha.
20. Como se corresponder na selva? Isso não é problema para o Fantasma: um correio de macacos faz agilmente o transporte de cartas importantes destinadas ao nosso herói.
21. Quem não dormiria sossegado morando numa tribo de terríveis pigmeus, armados com flechas envenenadas para garantir um sono tranqüilo ao incansável paladino da justiça?
22. Ele atende às tribos locais sentado num trono, com caveiras esculpidas nas pontas!
23. No meio da selva, uma visão de intimidar. Uma enorme montanha tem as feições do herói, é a Cabeça do Fantasma.
24. O Fantasma namorou e noivou por quase 40 anos com Diana Palmer, antes do casamento, um verdadeiro recorde de causar inveja a qualquer solteirão convicto!
25. Mais um duro desafio para o herói. Pior que enfrentar um tigre dente-de-sabre, só mesmo encarar a terrível sogra! Lily Palmer não gostava muito do genro, que considerava um tanto quanto estranho. Mas o Fantasma foi em frente, tomou coragem e pediu a mão de Diana em casamento.
26. Pelo menos dezesseis homens, ao longo das histórias do Fantasma, tentaram casar com a bela Diana. Alguns por bem, outros por mal, mas o Espírito-que-anda deixou a concorrência para trás.
27. Que tal ter como animal de estimação um belo e selvagem Lobo? Pois nosso herói tem, e seu nome é Capeto, fiel e inteligente, sempre pronto a tirar seu dono de apuros terríveis.
28. Não é só um lobo que compõe a galeria de animais de estimação: o cavalo branco Herói, e também um elefante, uma pantera e um falcão colaboram com o Fantasma.
29. A Ilha do Éden é uma reserva natural à qual só o herói tem acesso, onde diversos animais da selva vivem em harmonia. São leões, tigres, girafas, zebras, golfinhos e até um dinossauro!
30. Isso mesmo: um dócil estegossauro de estimação chamado Estego (ou Stegy) brinca com o herói e seus amigos nesta ilha.
31. A ilha abriga outras curiosidades, como Hzz, um ser que é antepassado dos homens.
32. A dinastia dos Fantasmas sabe como cativar as mulheres. A lua-de-mel acontece na Praia Dourada de Keela-Wee, cuja areia é ouro, e onde está a Cabana de Jade, repleta de pedras preciosas.
33. Mulheres importantes passaram pela linhagem dos Fantasmas, que foram casados com a filha de uma marajá, com uma neta de Cristóvão Colombo e até uma sobrinha de William Shakespeare.
34. As mulheres são fundamentais na vida do herói. Uma delas, inclusive, irmã gêmea do 17º Fantasma, tomou seu lugar enquanto seu irmão se recuperava de ferimentos, e atuou como heroína, com direito até a usar um uniforme.
35. Um herói misterioso e charmoso. Mas, ainda que mulheres rendam-se ao seu irresistível carisma, ele só tem olhos para Diana. Um partidão, elas diriam.
36. Diana sempre esteve à frente de sua época. Surge milionária, culta, praticamente de esportes, inclusive boxe, mas sempre feminina. Quando do pedido de casamento do Fantasma, impõe a condição de manter seu trabalho como voluntária da ONU.
37. Formatinho, formato americano, álbum, livro de capa dura e álbum gigante. Todas essas e muitas outras edições fizeram parte da mágica do Espírito-que-anda no Brasil, para deleite dos colecionadoRES.
VAI CONTINUAR...
Visitem o meu youtube.
YOUTUBE.COM/JASON3B93
Músicas de época, comercial, vinhetas, chamadas de séries e filmes.