Criado por Gene Roddenberry em 1966 de longe a mais revolucionária, inovadora e cultuada série de ficção científica da história, Star Trek (Jornada Nas Estrelas, para nós brasileiros)
A tripulação tinha como capitão James Tiberius Kirk, primeiro oficial Spock (filho de um vulcano e uma terráquea), Leonard McCoy (Magro) oficial médico,
Montgomery Scott (Scotty) engenheiro chefe, Tenente Sulu (leme), Uhura (comunicações), Alferes Chekov (navegador). Uma pluraliade étnica impensável em tempos de Guerra Friaou de conflitos raciais (a Tenente Uhura era negra, Sulu era oriental, e o Checov era russo), ainda mais quando se sabe que Roddenberry era filho de um racista.
Para contenção de gastos é que surgiram a maioria de solução de deram o charme a serie. Por exemplo: para economizar nas cenas de descida aos planetas, foi inventado o teletransporte, para economizar no figurino e na maquiagem dos ets, todos os planetas visitados eram Classe M, ou seja, com atmosfera igual à Terra.
Valendo-se da roupagem da ficção, temas como estes passavam pela censura da época, mas o público lentamente entendeu o recado.
Em um dos seus episódios,ao menos, parece sofrer uma censura. Em um dos episódios quando Enterprise é chamada à estação espacial K-7 a fim de proteger um carregamento de quadro-triticale, destinado ao planeta Sherman como prova de que a Federação está melhor capacitada para desenvolver o sistema do que os klingons. Os grãos são envenenados, as grandes corporações teriam envenenado só que isto mudou (grandes corporações não poderiam ser vilões) e a culpa foi atribuída aos Klingons.
Segundo Leonard Nimoy (Spock) a idéia do gesto de saudação que o meio-vulcano faz teve origem na sua infância, judeu ortodoxo, quando participando de uma das cerimônias de passagem de ano um dos sacerdotes fez o gesto que, visto e gravado na memória do garoto, foi incorporado anos mais tarde a saudação do personagem Spock.
Vida longa e próspera!