A Esfinge Egipcia era geralmente um ser masculino, diferente da Esfinge Grega que tem forma de leoa e torso de mulher, parte das Esfinges egipcias representam reis, e não seres femininos,logo então dizemos "o Esfinge" ao invés de "a Esfinge".Da mesma forma é um termo geral que designa combinação plástica de homem e animal. A Esfinge era uma espécie de guardiã de seus santuários, costumava ter o corpo de leão e a cabeça de ser humano, carneiro e falcão, animais que eram considerados sagrados para os Egípcios.
Esfinges são monstros fabulosos com cabeça humana e corpo de leão. A mais conhecida é a esfinge de Gizé, nas proximidades de Mênfis, no Egito, a pouco mais de cem metros das pirâmides e teria sido construída por Quéfren (não se tem certeza disto). Mede 39 metros de comprimento e dezessete metros de altura. A palavra esfinge, em grego, significa "monstro que estrangula quem não adivinhar seus enigmas".
Uma lenda conta que o príncipe egípcio Tutmósis descansou à sombra da cabeça da Esfinge, então quase que inteiramente coberta pelas areias do deserto, e sonhou que ela profetizava a sua elevação a posição de faraó. O príncipe caçador, sendo o filho mais novo do faraó Amenófis II, sabia que sua ascensão seria pouco provável, mas mesmo assim prometeu desenterrar a cabeça e o corpo da enorme estátua, caso a profecia se tornasse realidade (outros relatos trazem que a esfinge pediu a Tutmosis para tirar a areia que lhe cobria em troca de transformá-lo em faraó).
E foi assim. O jovem se tornou o faraó Tutmósis IV, reinou por oito anos (1412-1495 a.C.) e trouxe à luz a estátua do "Deus" que estivera sob as areias por muitos séculos.
Enquanto alguns sugerem que a Esfinge foi criada por volta do ano 2550 a.C., época do faraó Quefrem, o mesmo que edificou a Grande Pirâmide de Gizé, outros acreditam que ela é milhares de anos mais antiga.