Consideremos entretanto que respeitar puramente, e ser respeitado não é o mesmo que impôr o respeito e exigir o respeito. Tradicionalmente, a expressão “impor respeito” significa agir no sentido de atrair para si um julgamento individual e/ou o coletivo de merecimento daquela condição como se ela não fosse inerente ao próprio ser humano, independentemente do seu eventual comportamento, muito menos a partir de uma imposição.
Por qualquer sorte, devemos sim nos dar o respeito.“Dar-se ao respeito”, é uma expressão muito utilizada quando se pretende dizer que o indivíduo cumpriu ou não as regras de merecimento de tal condição, correspondendo assim à mesma situação anterior, agora numa versão passiva, subentendendo que respeito seria uma condição adquirida pela postura social do indivíduo, por sua localização e/ou desempenho no tecido social, ou por sua atuação em determinado episódio. Dar-se ao respeito é não ferir os próprios princípios e valores morais, não se traicionar ou se impôr a situações que prejudicariam o bem-estar ou o que acreditamos.
Nesse sentido, é fundamental estabelecer que toda pessoa é igualmente merecedora de respeito na sua expressão máxima, seja ela quem for, faça o que fizer. E esse reconhecimento deve se dar de modo pleno e permanente, em relação a todos.
(Retirado do livro As Cinco Reflexões Japonesas do Caminho Tradicional, de Juliana Galende)
O respeito implica a não-agressão (verbal e física), a não-humilhação, a não-exclusão. Respeito é sinal de amizade. Mas amizade sincera: aquela que não aplaude o erro, mas, pelo contrário, o corrige para o bem do outro. O respeito pode ser entendido:
EU SOU ASSIM
Eu sou assim, digamos que diferente, as vezes manhosa, carente mas, muito gente, me faço sempre presente.
Eu sou assim, romântica, sonhadora, sonho com os pés no chão e o pensamento em agito ao vento!
Eu sou assim, louca pra viver, viver tudo, sentir tudo, não consigo ser metade, ou sou ou não sou.
Eu sou assim, carinhosa, dedicada, me ofereço com afeto mas, também tenho medos e o maior deles é me imaginar, me sentir, desumana, incapaz de amar, não sentir prazer, amor, ou dizer que sente e estar mentindo, fingindo o tempo todo.
Eu sou assim, verdadeira, alegre, cheia de vida, penso que estamos aqui de passagem, que estamos num trecho de obra citado, já escrito e que devo passar por ele feliz, realizando grandes feitos, deixando minha marca, meu perfume!
Eu sou assim, mulher com alma de menina, procurei um amor, um homem, um poeta mas, com alma de menino!
Eu sou assim, uma pessoa que ama a vida, que sonha com a liberdade de agir, de fazer acontecer, que deseja florir o mundo com um sorriso e que deste mundo só quer levar a alma de criança e deixar as mais belas lembranças!
Eu sou assim...
AD
DESEJO A TODOS UM BELO DIA DE TRABALHO
O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM.