(capitulo 2)
Quando se fala de “respeito”, o termo possui o significado de conceder ao “outro” um grau de reverência desejado para si próprio e/ou para sua escala de valores. Inclui ainda a percepção do universo do “outro”, observar seu perfil sem nele interferir sem permissão, muito menos causar-lhe dano. A percepção do universo do outro é fundamental para a compreensão de nossos limites. Sabemos que socialmente as relações são vividas sob a ótica do exercício do poder. Dificilmente o homem consegue estabeleccer, no matrimônio, namoro ou amizade, ma relação onde nenhuma das partes tente se impor. Essa tentativa de se sobrepor ao outro ou a outrém é comum e pode gerar mais problemas do que inteligimos. Seu processo muitas vezes é inconsciente, e quando menos esperamos temos de lidar com as consequências negativas dessa imposição silenciosa.
A luta pelo poder é nociva nas relações interpessoais; tendo conseqüências desastrosas nas escolas tradicionais e mesmo nas organizações. A disputa pelo Poder é considerada um tumor que mina e emperra as relações entre os indivíduos. É o que divide, o que subtrai, o que afasta e enfraquece as amizades, as relações humanas, seja ela qual for.
-------------------------------------------
EU SOU ASSIM
Eu sou assim, digamos que diferente, as vezes manhosa, carente mas, muito gente, me faço sempre presente.
Eu sou assim, romântica, sonhadora, sonho com os pés no chão e o pensamento em agito ao vento!
Eu sou assim, louca pra viver, viver tudo, sentir tudo, não consigo ser metade, ou sou ou não sou.
Eu sou assim, carinhosa, dedicada, me ofereço com afeto mas, também tenho medos e o maior deles é me imaginar, me sentir, desumana, incapaz de amar, não sentir prazer, amor, ou dizer que sente e estar mentindo, fingindo o tempo todo.
Eu sou assim, verdadeira, alegre, cheia de vida, penso que estamos aqui de passagem, que estamos num trecho de obra citado, já escrito e que devo passar por ele feliz, realizando grandes feitos, deixando minha marca, meu perfume!
Eu sou assim, mulher com alma de menina, procurei um amor, um homem, um poeta mas, com alma de menino!
Eu sou assim, uma pessoa que ama a vida, que sonha com a liberdade de agir, de fazer acontecer, que deseja florir o mundo com um sorriso e que deste mundo só quer levar a alma de criança e deixar as mais belas lembranças!
Eu sou assim...
AD