Virada com cheiro de tri
Golaços de Tevez e Carrick deixam Manchester a um ponto de mais um título inglês
Um ponto. É apenas o que falta ao Manchester United para sagrar-se tricampeão inglês nesta temporada. Nesta quarta-feira, os Red Devils bateram o Wigan, de virada, por 2 a 1, e precisam de apenas um empate na próxima rodada, contra o Arsenal, para garantir matematicamente o título inglês. Rodallega abriu o placar e parecia estragar os planos dos comandados de Ferguson. Mas Tevez, saído do banco, e Carrick marcaram dois golaços, que garantiram o triunfo dos Red Devils.
Agora com o mesmo número de jogos dos rivais, o Manchester lidera o Campeonato Inglês com 86 pontos, seis a frente do Liverpool. Os reds ainda encaram o West Brom e o Tottenham, enquanto o time de Ferguson, além do Arsenal, encerra sua campanha contra o Hull City.
Wigan abre placar e dá esperanças ao Liverpool
Depois anunciar que deve deixar o Manchester no fim da temporada, Carlitos Tevez começou a partida no banco. Ferguson optou pelo trio de ataque formado por Ronaldo, Rooney e Berbatov, responsável por mais da metade dos gols marcados pelos Red Devils no Campeonato Inglês.
Mas o poder de fogo do Manchester demorou a aparecer. Quem ameaçou primeiro foi o Wigan. A defesa vermelha falhou, e Valencia saiu sozinho, na cara de Van der Sar. O meio-campo tentou encobrir o goleiro, mas desperdiçou a chance clara.
O Manchester, aos poucos, equilibrou as ações da partida. Mesmo fora de casa, a equipe de Ferguson chegava ao ataque com sete jogadores. A movimentação do meio-de-campo e do ataque confundia a zaga do Wigan.
Finalmente, aos dez minutos, os Red Devils criaram a primeira chance clara. Berbatov achou Rooney sozinho na área. Livre, o camisa 10 cabeceou para fora. No minuto seguinte, após boa troca de passes de Rooney, Berbatov e Ronaldo, o português deu passe açucarado para Carrick, mas o meio-campo também desperdiçou a chance de abrir o placar.
Tanta força no ataque deixava o Manchester desprotegido. Sem cobertura, os zagueiros vermelhos ficavam mano à mano com os atacantes do time da casa. O Wigan passou a ser dominado, mas aproveitava os contra-ataques puxados por Valencia. E assim surgiu o primeiro gol, aos 28 minutos. Após bola levantada na área do Manchester, Vidic escorregou no gramado molhado. Rodallega aproveitou a falha e bateu de canhota, no cantinho de Van der Sar.
Se o Manchester já pressionava, a equipe se lançou ainda mais ao ataque. Mesmo com atuação regular, Ronaldo teve três oportunidades. Em cobrança de falta, o português parou duas vezes na barreira. No fim do primeiro tempo, o melhor do mundo saiu na cara do gol, mas o bandeirinha, erradamente, apontou impedimento.
Tevez entra e muda a partida
Sem alterações para a segunda etapa, o Manchester continuou buscando o ataque, mas parava na forte marcação do Wigan. Até que aos oito minutos, Ferguson lançou Tevez no lugar de Anderson. A substituição ousada deu resultado. Aos 16, Carrick chuta cruzado da entrada da área. O atacante argentino desvia, de letra, e marca um golaço para empatar a partida.
Com quatro atacantes, o Manchester era só pressão. A entrada de Tevez fez o time jogar. Ronaldo continuava sendo o jogador mais incisivo, e o Wigan se segurava como podia.
Sabendo da importância de conquistar três pontos nesta quarta e jogar por apenas um empate no fim de semana, contra o Arsenal, Ferguson mexeu mais uma vez, colocando Giggs no lugar de Scholes.
Finalmente, aos 40 minutos, o Manchester quebrou a barreira do Wigan. Cristiano Ronaldo foi à linha de fundo e rolou para trás. Meio sem jeito, Carrick pegou de primeira, de canhota. Uma bomba, que superou Kingson e deixa o tricampeonato a apenas um ponto de distância.
WIGAN X MANCHESTER UNITED
33ª Rodada do Campeonato Inglês
Estádio: JJB Stadium
Data: 13/05/2009
Escalações:
Wigan: Kingson, Melchiot, Boyce, Bramble e Figueroa; Cattermole, Scharner, Valencia e Brown; N"Zogbia e Rodallega. Técnico: Steve Bruce
Manchester United: van der Sar, O"Shea, Vidic, Evans e Evra; Carrick, Scholes e Anderson; Ronaldo, Rooney e Berbatov. Técnico: Alex Ferguson