« Anterior Próxima »
A MENTIRA.


O espelho não mente. Quando se olha no espelho vê-se o que está à sua frente, sem retoques. Ao olharmos no espelho vemos a nossa própria imagem, como somos na realidade e, assim como o espelho deveríamos ser, como cristãos, autênticos e verdadeiros.
Lamentavelmente a mentira é considerada um traço social nas culturas ocidentais. Porém, quando consultamos o Dicionário Aurélio, vemos que mentir “é afirmar coisa sabidamente contrária à verdade”. A mentira é “engano, fraude e falsidade”.
Em suma, a mentira é sempre mentira, não importando a intenção do mentiroso. Por isso, vamos estudar sobre esse assunto que, infelizmente, tem sido comum também dentro da igreja, mas que tem destroçado a vida de muitos cristãos.
Vejamos o que nos diz Deus a respeito deste assunto.
1. A prática da mentira antes da conversão:
O mundo mente por que precisa enfeitar com falsidades a realidade infernal na qual se encontra.
Sabemos que a mentira é um recurso amplamente usado pelos não salvos, pelo mundo, para inclusive justificar suas “verdades”.
A psicologia admite a prática da mentira na infância, mas alerta para o fato de que a prática da mentira pode ser sintoma de insegurança, de necessidade de auto-afirmação e de aceitação num grupo, de um certo grau de esquizofrenia (dupla personalidade) e de um grave desvio de caráter.
Ou seja, conforme a psicologia, a mentira pode ser três coisas, um desajuste emocional, uma patologia psíquica ou um traço do mau-caratismo mesmo.
Vejamos no Texto Sagrado, porquê as pessoas mentem:
a) Gênesis 3 – Desde o início a humanidade caiu no engodo, na mentira, de satanás, aceitando a influência do diabo.
b) Atos 5.1-5 – Há uma excitação por parte do diabo na vida das pessoas, para que elas mintam.
c) João 8.43-45 – A origem da mentira é no coração, digamos assim, de satanás. A mentira é filha do diabo.
d) Salmo 58.3 – Os ímpios, ou seja, aqueles que não obedecem a Deus, são dados a mentira desde a infância.
e) 1 João 5.19 – O mundo está morto no maligno, no diabo, e, por isso, a mentira é aceita com naturalidade e tida como um traço sociológico (todo mundo mente).
f) Efésios 2.1-3 – Quem anda segundo o curso do mundo, praticando a mentira, anda, na verdade, segundo o príncipe das potestades, que é o diabo.
Considerando estes textos e seus correlatos, verificamos que antes da conversão mentíamos porquê éramos ímpios, andando segundo o curso do mundo que está morto e sepultado no diabo, que exerce influência sobre a humanidade e excita o coração do homem sem Cristo para a prática da mentira.
Vejamos em seguida um outro aspecto desse tema tão sério, a mentira, que deve ser uma preocupação particular de todo salvo.
2. A prática da mentira depois da conversão:
Em Levítico 19.2 lemos o seguinte: “Sejam santos, porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo” (NVI). Se cremos na Palavra de Deus e somos servos de Deus, porquê então os salvos, mentem? Será que não somos salvos? Ou, se somos, será que não somos santos?
Talvez nunca encontremos respostas para essas perguntas, mas vejamos na Bíblia Sagrada o que Deus tem a nos dizer sobre essa questão:
a) Levítico 19.11 e Colossenses 3.5-11 – A mentira é proibida por Deus para os seus filhos.
Cada vez que mentimos afrontamos o caráter santo do nosso Deus.
b) Provérbios 6.16-19 – A mentira é odiosa a Deus.
c) Isaías 59.1-3 – A mentira é um obstáculo para as nossas orações. Deus não nos ouve se permitimos que a mentira permaneça em nossos lábios.
d) Provérbios 12.22 – A mentira é abominável ao Senhor.
e) Efésios 4.25 – A mentira deve ser abandonada, desprezada, pelos salvos.
f) Romanos 1.24-25 – A mentira gera abandono em relação a Deus e, por isso, a nossa depravação.
g) Provérbios 25-18 e Provérbios 26.18-19 – A mentira é uma arma pontiaguda que destrói relacionamentos comunitários e interpessoais e que não deve ser usada nem de brincadeira. A orientação bíblica é para não mentirmos nunca, nem de brincadeira. (O primeiro de abril é uma maldição).
A Palavra de Deus deixa bem claro que a mentira não nos cabe, como salvos. Porém, devemos ainda ressaltar os textos sobre a condenação de Deus para o mentiroso, a fim de reforçar em nossas mentes e corações o fato de que devemos evitar, abandonar, rejeitar, combater e jamais praticar a mentira. Vejamos esses textos:
h) Salmo 63.11 – Os mentirosos terão a boca tapada.
i) Provérbios 19.5 e 9 – O mentiroso não ficará impune, perecerá.
j) Isaías 44.25 – Deus desfaz a falsidade envergonhando aos mentirosos.
k) Apocalipse 21.8 e Apocalipse 22.15 – Nestas duas listas, os mentirosos estão entre aqueles que vão para o inferno. (Se morrerem na prática da mentira não tem salvação).
Sabedores disso, nós os santos, ou seja, todos aqueles que temos a certeza da salvação, devemos:
l) Salmo 119.63 – Abominar a mentira, a falsidade.
m) Sofonias 3.13 – Evitar a mentira para que sejamos guardados por Deus e apascentados por ele.
n) Salmo 40.4 – Não obedecer ao mentiroso, para sermos felizes.
o) Salmo 101.7 – Rejeitar o mentiroso e a sua mentira.
p) Salmo 119.29 – Orar para que sejamos livres da mentira.
q) Provérbios 30.8 – Ficar bem longe da mentira.
Diante desses ensinamentos da Palavra de Deus, qual seria o caminho? O que devemos fazer? Vejamos o que O Texto Sagrado nos indica.
3. A Verdade é o Caminho de Deus para os seus filhos:
Mentir é errado por que nos afasta de Deus e da própria verdade. Deus é verdade. A oposição bíblica a toda mentira tem a sua origem no fato de que o povo de Deus deve sua vida, sua salvação e sua lealdade ao “único Deus verdadeiro”, João 17.3 (NVI).
Por essa razão, nada melhor do que continuarmos trilhando pelo Texto Sagrado para verificarmos o Caminho de Deus para nós. Vejamos:
a) Números 23.19 e Hebreus 6.18 – Deus não mente em hipótese alguma.
b) Jeremias 10.10 – Deus é o verdadeiro Deus.
c) Deuteronômio 32.3-4 – Deus é um Deus de verdade.
d) Zacarias 8.16-17 – Deus exige o falar a verdade como prática de vida santificada e santificadora
e) João 14.6; 1.14; 8.45 - Cristo é cheio de verdade, falou a verdade e é a Verdade. f) João 8.31-32; 14.6 – A verdade liberta o homem do inferno e Cristo é a Verdade libertária de Deus para nós. Uma vez livres, não podemos viver como que se ainda fôssemos escravos do pecado, Romanos 6.6 e 16-18.
g) João 16.13 – O Espírito Santo é o Espírito da verdade e nos guia para toda a Verdade de Deus. O Espírito Santo habita em nós para exercer este ministério.
h) Efésios 4.25 – Somos exortados a falar sempre a verdade.
i) Mateus 5.33-37 – Objetividade e verdade ao falar são exigidos do salvo. (Sim, sim. Não, não. Além disso, é do diabo, disse Jesus).
j) Daniel 10.21 e João 17.17 – A Palavra de Deus é a verdade que nos santifica.
k) Salmo 15.3-4 – O salvo que fala a verdade sempre é cidadão do céu e tem a sua morada garantida lá (veja também o Salmo 24.3-4).
Pois bem amados, não existe alternativa. Temos um Deus verdadeiro que fala verdades e exige que também falemos a verdade sempre.
Somos salvos por Cristo que é cheio da verdade e que não só falou a verdade como é ele mesmo a Verdade de Deus revelada para a nossa salvação.
Somos libertos do pecado por essa Verdade e recebemos a promessa de que o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, nos guiaria por toda e para toda a verdade de Deus revelada na Bíblia Sagrada e em Cristo Jesus, Hebreus 1.1-2.
Temos nas mãos a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, que é verdade absoluta e inerrante, e temos o próprio Senhor



A Paz e a Graça Sejam convosco.





Gospel English version



Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/conversandocomdeus
Sobre * conversandocomdeus
Florianópolis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

13/08/2023


08/07/2023


11/05/2023


03/01/2023


10/10/2022

« Mais fotos


Visitas
Total: 390.995

Feed RSS

Favoritos

jesus_cristo
08/07/23

Links
IEJC