“A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso.”
Lucas 11:34
Como é que os olhos são a candeia do nosso corpo? O que significa olhos bons e olhos maus? Qual o significado de nosso corpo ser luminoso e tenebroso?
“Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Jo 8:12). “Eu sou a luz vinda ao mundo para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (Jo 12:46). Depois ensinou que: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; …Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5:14,16).
Trevas é sinónimo de ignorância, desconhecimento das coisas mais importantes à vida. Se os nossos olhos não restaurados para ver o bem, estarão sempre prontos para ver o mal estaremos em trevas e agiremos mal, como disse o Senhor: “Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.” (Lc 11:36). E aconselha: “Vê, então, que a luz que em ti há não sejam trevas.” (Lc 11:35). Olhos maus, em trevas, fazem juízos errados provocam distúrbios entre a sociedade. Tiago diz que “A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.” Tg 3:6).
Os olhos e a língua podem colaborar, tanto no serviço para Deus, que é Luz, como no serviço para Satanás, que é trevas. Como afirmou o Senhor: “Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de ser manifesto que as suas obras são feitas em Deus.” ( Jo 3:20,21). Ele disse que os olhos podem levar-nos ao inferno: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mt 5:27-29).
Ninguém arranque os olhos, mas retire-os do mal, que o faz tropeçar, e siga o sábio conselho do apóstolo Paulo: “Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor.” (1 Co 4:5). Se fizer isto evitará os erros cometidos pela língua. Para isso acontecer é mister tomar em consideração esta instrução: “A noite é passada e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.” (Rm 13:12). “pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.” (Ef 5:8). “e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, mas, de preferência, condenai-as” (Ef 5:11). Porque “vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pd 2:9).
E João tem igualmente algo a ensinar-nos sobre o assunto em causa: “E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas.” (1 Jo 1:59. “Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade;” (1 Jo 1:6). O amor prático é fundamental para a comunhão sincera entre nós e Deus e uns com os outros. Sem um amor sólido é impossível exercitar a comunhão real com quem quer que seja. “Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.” (1 Jo 2:10,11).
Quem não ama permanece na morte. Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.” (1 Jo 3:14,15). E continua a instrução: “Se alguém diz: Eu amo Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, não pode amar Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama Deus ame também seu irmão.” (1 Jo 4:20,21). Ou conforme a instrução do Senhor: “Sede misericordiosos como vosso Pai também é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.” (Lc 6:36,37).
Por conseguinte, os olhos são a luz do nosso corpo quando usados para o bem. Se forem usados para o mal tornam-se trevas e nossos corpos não brilham neste mundo em trevas. Um corpo luminoso é aquele que tem a vida de Cristo e vive de acordo com os seus ensinamentos. Um corpo tenebroso é aquele que vivem sem Cristo e, por este motivo, não pode viver de acordo com os seus ensinamentos. Assim como disse Jó: “Na verdade, a luz do ímpio se apagará e não resplandecerá a chama do seu fogo. A luz se escurecerá na sua tenda e a lâmpada que está sobre ele se apagará.” (Jó 18:5,6). Nós fomos chamados para ser a luz do mundo.
Amém !!!
Increasing in Him (cjaferreira)