A vida do cristão deve refletir sempre e em qualquer circunstância o quanto ele é agradecido por todas as bênçãos de Deus em sua vida. Expressar-se em agradecimento a Deus é uma atitude tipicamente cristã, ao menos deveria ser. A bíblia afirma que o homem não regenerado, embora possua o conhecimento de Deus, não Lhe rende graças (Rm 1.21) mas não deve ser assim com o crente. Ele tem muitos e inumeráveis motivos para expressar gratidão a Deus. E esse era o caso dos Tessalonicenses, eles tinham muitos motivos pelos quais deveriam agradecer a Deus, como veremos a seguir:
1) Operosidade da fé no original grego " tou ergou tes pisteos"( 1.3). Literalmente podemos dizer que eles puseram a fé em prática, ou melhor, tinham uma fé que os fazia agir , que realizava. Paulo via aqui um dos primeiros motivos pelos quais devia dá graças: Os Tessalonicenses possuíam uma fé verdadeira. Essa fé não apenas tornava-os cristãos de fato, na prática, como também tornava-os crentes-modelos(1.7)
2) No mesmo contexto da operosidade da fé, Paulo reconhece um segundo motivo pelo qual deveria dar graças a Deus. " A abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança"(1.3) no grego " kai tou kopou tes agapes kai tes hupomones tes elpidos". O termo KOPOU utilizado aqui por Paulo para se referir a ABNEGAÇÃO, significa, TRABALHO. Esse termo difere de ERGON, especificamente em um motivo, ergon é um tipo de ação fácil e agradável, já KOPOU, significa atos, ações que se realizam em meio a muitas tribulações. Talvez por isso, Paulo falasse de firmeza da esperança (kai tes hupomones tes elpidos), para indicar que mesmo submetidos a aflições e tormentos os crentes tessalonicenses se mantinham firmes na fé. O trabalho que esses irmãos realizavam para Deus era em meio a muitas aflições, todavia, existia neles uma confiança que não esmorecia. Por essa razão Paulo dá graças a Deus.
3) A terceira razão pela qual Paulo dá graças a Deus, refere-se a eleição ou a vossa eleição (1.4) no grego
" Eklogen humon". O apóstolo estava convencido que entre os Tessalonicenses havia indivíduos escolhidos, que literalmente provaram da graça de Deus. Paulo não tinha dúvida alguma a essa respeito, e a razão para tal era, os Tessalonicenses só podiam fazer o que faziam se de fato houvessem provado da graça genuína de Deus(1.6,9). Esse era também um dos motivos pelo qual Paulo dava graças.
4) A quarta razão pela qual Paulo dá graças a Deus é : que tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavras de homens"(2.13). O discernimento dos Tessalonicenses deixa claro que eles tinham tímpanos ovelinos. Ouviram a palavra pregada por Paulo, e entenderam tratar-se DE PALAVRA DE DEUS. Somente ovelhas podem detectar a voz do bom pastor! Se não houvesse em Tessalônica eleitos capazes de discernir a pregação de Paulo como sendo A PALAVRA DE DEUS, a missão do apóstolo naquela cidade resultaria infrutífera. Isso prova que a pregação cristã nunca será uma exposição ao vazio, Deus tem seus escolhidos, eles responderão a pregação no momento certo, esse é também um motivo pelo qual devemos dar graças a Deus.
A recomendação: dai graças, com certeza reflete elementos que impregnavam a forma de Paulo fazer teologia, bem como motivava-o a fazer o que ele fazia. Esses elementos espelham 3 questões na relação crente/Cristo que não devemos jamais ignorar, a saber, o PODER, a VONTADE e os PLANOS de DEUS. Esses elementos aqui enunciados formam o fundamento e a razão Maior pelo qual o Cristão deve dá graças, em tudo. Se não vejamos:
1) Seu Poder- Sendo Deus Todo-Poderoso, nada foge ao seu controle, tudo está em submissão a Ele. Essa é uma verdade que o crente tem que evocar para si quando em momentos de dificuldades. Ele deve estar convicto que tudo que vier acontecer em sua vida não escapará do controle divino. Tudo na verdade contribuirá para o seu bem:
TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS(Rm 8.28). Todas as situações que acometem a vida do crente, estão obrigadas por decreto divino a cooperar para o bem! Assim, devemos dar graças a Deus em Tudo.
2) Sua Vontade- Uma das formas de Deus expressa poder é por sua vontade!Quem em todo o universo poderá debelar esta vontade?, quem poderá impedi-la?, quem poderá anulá-la? Resposta, ninguém! Nem nesse universo, nem em qualquer outro lugar! E por que ninguém pode? Ninguém pode, porque a vontade de Deus é sustentada por seu poder, como não há alguém tão poderoso como ELE, nunca a sua vontade poderá ser detida ou impedida. Se creio assim, estou obrigado a dá graças a Deus em Tudo. Afinal, a vida do crente não provará outra coisa , senão, aquilo que reflita a vontade do ETERNO!
3) Seus Planos- Deus é poder, esse poder é expresso em e com a sua vontade. Sua vontade confirma o seu poder e realiza os seus planos. Sobre isso, o pobre mortal não tem poder de compreensão. Muitas vezes ignorarmos os planos de Deus e chegamos até a duvidar do seu cuidado e proteção. Chegamos a pensar que elementos estranhos e hostis é que estão no comando! Mas isso não assim, Deus cumpre seus planos em nossas vidas, inclusive, usando elementos estranhos e hostis a nós. Embora no momento não possamos compreender, em um tempo futuro reconheceremos que tudo fazia parte dos planos de Deus para as nossas vidas!
O apóstolo tinha muitos motivos para dá graças a Deus pelos Tessalonicenses . Tomando o contexto da epístola como referência, como já temos feito, veremos isso com muita clareza, a própria pregação de Paulo em Tessalônica reflete isso. A passagem de Paulo ali foi muito conturbada (Atos 17.1-9), ele tem que fugir às presas da cidade, para salvar a sua vida, todavia, Deus confirmou o seu trabalho (1Ts 3.6), por isso quando ele escreve esta epístola traz em seus lábios e em seu coração uma palavra de agradecimento, afinal, mesmo em muitas tribulações seu trabalho rendeu frutos.
Termino, oferecendo um resumo teológico que pode se inferido do enredo da Primeira epístola aos Tessalonicenses, qual seja:
1) Devemos dar graças por aquilo que Deus fez em nós (eleição) 1.4.
2)Devemos dar graças por aquilo que Deus faz através de nós (evangelização) 1.8.
3)Devemos dar graças por aquilo que Deus fará em nós (glorificação) 4.16-17.
Autoria desconhecida.
Tome posse dessa benção.
NÃO SEJAMOS MURMURADORES,
SEJAMOS AGRADECIDOS,
POR TUDO !!!"