"Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio."(Apocalipse 2:2-6)
O vocábulo nicolaíta é composto de duas palavras: nicao, que significa conquistador, e laos, que significa laicato, ou governo do povo. Portanto, nicolaíta é alguém que governa sobre o povo comum. Hoje em dia temos os nicolaítas (dentro da Igreja), aos quais se dá autoridade para governar as pessoas. Acontece, então, um sistema de duas classes, no qual a uma determinada pessoa do grupo é dada maior autoridade e preeminência sobre os crentes. Os nicolaítas governam os crentes de maneira não bíblica, alguns crentes sujeitando-se de má vontade, e outros, voluntariamente.
Assim como os católicos têm o seu sacerdócio, agora, os carismáticos têm os seus profetas e apóstolos. Os membros das igrejas carismáticas vivem buscando receber a unção do Espírito Santo e as revelações do seu pregador ‘ungido’. Esses nicolaítas ensinam que precisamos chegar até eles, a fim de recebermos bênçãos. Os nicolaítas originais constituíam uma seita gnóstica. Esta fonte é indicativa do que está hoje acontecendo no Cristianismo...
E do que sempre aconteceu no Catolicismo Romano.
A antiga fé e as regras de condutas foram definitivamente finalizadas na Graça pelos apóstolos nomeados a dedo por Jesus.
Não há o que inventar.
Cristo disse aos seus servos fiéis: "Eu não vos imporei outro peso, mas o que você já retende-o até que eu venha, Jesus está dizendo que não vai sobrecarregar sua fé com os novos mistérios, nem obriga você com as novas leis. Ele exorta-nos a obedecer ao que já recebemos.
Quem primeiro seduziu os membros desta igreja em apostasia eram mulheres(satanás usa muito a mulher, o ponto mais fraco do homem)."Aquela mulher Jezabel", que põem de lado os verdadeiros profetas de Deus com suas falsidades, introduziu a Igreja no adultério espiritual. Sua Igreja ainda era ativa na fé e no amor, mas foi apanhado na teia da adúltera, sob seu poder.
Há dois mistérios em disputa pelas almas das pessoas. Um deles é um mistério da iniqüidade, o outro é o mistério da piedade. Deve-se rejeitar o mistério da piedade, para receber os mistérios espirituais que vêm de Satanás.
Precisamos entender que Satanás é a maior criatura já feito por Deus, não há nenhuma indicação de que ele perdeu o seu conhecimento, embora tenha sido corrompido. Não podemos subestimá-lo como ele tem grande poder e influência em assuntos espirituais. O mundo encontra-se em sua influência e seu principal objetivo é fermentar e enganar a Igreja.
Esses falsos profetas na Igreja vangloriou-se de seu conhecimento das coisas profundas de Deus como seu título vaidoso, os gnósticos (`cheio de conhecimento ") expressou. O Espírito declarou estes chamados "profundezas" (do conhecimento) para ser realmente "profundezas de Satanás" ilusões satânicas que espiritualmente seduzem as pessoas na Igreja.
O pecado que atraiu Eva foi para ganhar o conhecimento do mal, assim como o bem. A serpente disse a Eva que você vai ser como ele, tentando-a a pensar que, assim como Deus sabe, você vai também. Assim é com aqueles que professavam saber mais através do espírito quando eles descobrem coisas que não estão escritas, além da Escritura. Só Deus pode conhecer o mal sem ser ferido por ele. É por isso que Ele não permitia Israel e nós a praticar formas espirituais falsas, como as nações praticá-los. Isto é explicado em Deut.18.10-12 e Deus chama estas práticas do ocultismo e uma abominação para ele. Por quê? Porque, embora possa ser espiritual, não nos dá o conhecimento correto de Deus, não é verdade espiritual que vem de Cristo. Pode sentir-se bem e até mesmo certo, mas deve alinhar com a palavra para que ele seja do nosso Deus.
Já os bereanos eram de caráter mais nobre do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se o que Paulo dizia era verdade" (Atos 17:11I). Eles tinham um espírito reto e atitude como eles questionaram o apóstolo não por suas opiniões ou sentimentos, mas a partir da Escritura. O Apóstolo Paulo escreve a maior parte do Novo Testamento, mas ele permitiu que eles e até mesmo os elogiou por interrogá-lo. Devemos considerar o que as Escrituras realmente nos dizem.
Como cristãos, nossa atitude deve ser a verdade, não importa o quê, mesmo se devemos ignorar certos homens que ensinaram o contrário. Estamos a seguir a Cristo e Seus ensinamentos dos apóstolos nomeados para andar na verdade. Que sejamos seus discípulos perseverantes até o fim.
Não se deixe enganar pelos nicolaitas, embora muitos deles não saibam, são instrumentos de sabedoria
das trevas para desviar o povo de Deus da salvação.
Não se assuste se a igreja te ensinou que toda sabedoria vem de Deus.
O mal também tem a sua(Tiago 3 : 15), ao ponto de o mais sábio dos apóstolos(Paulo) declarar que o diabo é muito competente no que faz e que por isso não devemos ignorar os seus ardis.(II Coríntios 2).
Quando nos revestimos de toda a armadura de Deus, passamos a conhecer as 2 sabedorias existentes nessa guerra espiritual, e vigilantes, não podemos ser enganados, NÃO É POSSÍVEL. (Mateus 24 : 24)
Os cristãos de beréa, eram cristãos comuns, assim como nós hoje somos, mas examinavam as escrituras dia a dia.
Fica a dica, não permita que o mal te tire do primeiro amor, e assim receberás a coroa da vida, para a GLÓRIA do DEUS ALTÍSSIMO, por meio de JESUS CRISTO.
Sê vigilante!.
No amor de Cristo...
Guto Lopes