FESTAS JUNINAS.
As festas juninas são comemorações típicas da cultura brasileira, introduzidas no Brasil pelos colonizadores portugueses no período inicial da colonização.
Após algumas épocas, as festas juninas adquiririam características brasileiras, como as comidas e danças indígenas e o costume de comemorá-las todo ano.
Existem duas possíveis explicações para o termo “festas juninas”. Primeiro, porque são realizadas tipicamente no mês de junho, e segundo, porque algumas pessoas realizam estas festas em homenagem ao São João.
Num primeiro momento, estas festas eram chamadas de Joaninas.
Cada região do Brasil possui um costume diferente para comemorar as festas juninas, aonde as variações vão desde o cardápio até as vestimentas, fazendo com que haja grande pluralidade neste especial comemoração.
Festa junina comidas tradicionais
Apesar de serem diferentes de acordo com as regiões e costumes do Brasil, as comidas típicas da festa junina são os itens mais tradicionais da festa.
Os doces, salgados e bebidas mais consumidos são: arroz doce, bolo de milho, pipoca, curau, pé-de-moleque, curau, pamonha, canjica, quentão, cuscuz, doce de abóbora, vinho quente, bolo de fubá, milho cozido, cocada e muitos outros ingredientes que remetem a uma cultura mais antiga e voltada para a zona rural.
Além das comidas, existem muitas brincadeiras típicas da festa junina como as quadrilhas, pau de sebo, pescaria, fogueira, correio elegante, cadeia e o tradicional casamento caipira.
Fonte Google Imagens e pesquisa.