« Anterior 19/01/2014 - 18:55 Próxima »
Ciência: O grande “Bloop”

No verão de 1997, um evento espetacular sacudiu grande parte da comunidade científica. Microfones subaquáticos que os Estados Unidos haviam instalado durante a Guerra Fria, detectaram um ronco ensurdecedor ecoando do escuro abissal na costa do Chile. Durante o lapso de três minutos, um gemido, ou talvez um chamado, se estendeu por quilômetros naquela paz ancestral, quebrando o silêncio gelado.

De acordo com os biólogos marinhos, o terrível “uivo” só poderia ter sido produzido pela caixa de ressonância de um animal gigantesco, pelo menos três vezes maior que a baleia azul, a maior espécie identificada no planeta. Uma enorme criatura que a ciência ainda não concebia.

Outros exemplos menos conhecidos, como o registro científico de um animal de 60 metros de comprimento perto da “Fossa das Marianas”, apoiam a existência de grandes entidades marinhas que ainda estão fora da especulação biológica.

Após o “Bloop” ocorrido no final do século passado, muitos cientistas tomaram consciência do conhecimento limitado que possuímos sobre o fundo oceânico.

De acordo com relatos, durante a administração Kennedy, parte do orçamento dos EUA foi disputado entre a investigação do espaço e do oceano abissal. Mas a corrida espacial ganhou o financiamento do governo e o oceano caiu num esquecimento tão profundo quanto enigmático.

A diferença na disputa científica ocorrida naquela época é bem clara agora: sabemos muito mais sobre a superfície da Lua do que sobre o oceano, que teve apenas uma minúscula fração de sua totalidade mapeada; dezenas de homens visitaram o espaço (com 12 pisando na Lua), enquanto apenas dois pousaram no ponto mais baixo da Terra. Enquanto isso, a única certeza é a grande lacuna de conhecimento que temos sobre o mundo marinho (cerca de 97%) e da grande diversidade de espécies por descobrir, que talvez nos próxiimos sete séculos, venham finalmente a luz.

( Fonte: http://www.epochtimes.com.br )




Comentários
/glass em 19/01/2014 às 21:41 disse:
bom começo de semana :*

/luzdomundo em 22/01/2014 às 03:41 disse:
O violino O violino entre si há muitos mistérios, não é apenas o som expressado, mas há algo misterioso, uma incógnita. A música ajuda a liberar este fantástico instrumento que por sua vez ainda é oculto. Marcos Nunes Marcos Batista Nunes

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/atlantida
Sobre * atlantida
Rio de Janeiro - RJ

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

17/10/2014


13/09/2014


06/08/2014


20/05/2014


24/04/2014

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 30
Total: 27.547

Feed RSS