« Anterior 08/01/2014 - 07:45 Próxima »
As Narrativas de Platão:
A ilha de Atlântida estava no oceano, do lado oposto às colunas de Hércules (*1) e era maior que a Libia (*2) e a Ásia (*3) juntas. Outras ilhas situavam-se nas suas proximidades e, para além de Atlântida, na margem oposta do Oceano, havia um continente, que "rodea todo esse verdadeiro mar, ao qual se pode chamar continente no sentido próprio do termo". Quando os deuses partilharam o mundo, ela teria sido atribuída a Poseidon.

Os deuses lançaram a sorte e dividiram toda a terra em lotes, maiores ou menores. Instituíram em sua própria honra cultos e sacrifícios. Foi assim que Poseidon, tendo recebido como quinhão a ilha de Atlântida, instalou, em certo lugar desta ilha, os filhos que engendrara de uma mortal. Perto do mar, mas na altura do centro da ilha, havia uma planície, a mais bela, dizia-se, de todas as planícies e a mais fértil. E, perto dela, a aproximadamente 50 estádios (*4) do seu meio, havia umamontanha de altitude mediana.

Sobre esta montanha habitava então um dos homens que, nesse país, eram originalmente nascidos da terra. Seu nome era Evenor [Εὐήνωρ, "de boas rédeas"], e vivia com uma mulher, Leucipa [Λευκίππῃ, "égua branca"]. Deram nascimento a uma única filha, Clito [Κλειτὼ, "célebre"]. A jovematingira a idade núbil quando seu pai e sua mãe morreram. Poseidon a desejou e uniu-se a ela. O deus fortificou e isolou em círculo os altos em que ela vivia. Para tanto, fez um cercado de mar e terra, pequenos e grandes círculos, uns em redor de outros. Fez dois de terra, três de mar, arredondando-os, por assim dizer, começando a partir do meio da ilha, do qual estavam sempre a igual distância. Assim, eram infranqueáveis, pois não haviam então nem batéis nem navegação. Foi o próprio Poseidon que embelezou a ilha central, no que não teve dificuldade, sendo um deus. Fez jorrar de sob o solo duas fontes d’água: uma quente, outra fria, e fez crescer sobre a terra plantas nutritivas de toda espécie, em abundância.

Paralelamente,tudo que a floresta podia fornecer de materiais próprios ao trabalho dos carpinteiros, o fornecia com prodigalidade. Também alimentava suficientemente todos os animais domésticos ou selvagens. Mesmo a espécie dos elefantes era aí largamente representada. Com efeito, não somente a pastagem abundava para todas as outras espécies, aquelas que vivem nos lagos, nos pântanos e rios, aquelas que pascem sobre as montanhas, e nas planícies, mas regurgitava para todos, mesmo para o elefante, o maior e o mais voraz dos animais. Por outra, todas as essências aromáticas que nutrem ainda o solo, em todos os lugares, raízes, arbustos ou árvores, resinas destiladas das flores ou dos frutos, a terra então os produzia e os fazia prosperar. Dava ainda frutos cultivados, e os grãos que foram feitos para nos alimentar, dos quais tiramos as farinhas. Produzia esse fruto lenhoso(*5), que nos fornece conjuntamente bebidas, alimentos e perfumes, esse fruto escamosoe de difícil conservação(*6), que foi feito para nos instruir e entreter, aquele que oferecemos após a refeição da noite(*7), para dissipar o peso do estômago e aliviar o conviva fatigado (limão).

(*1) Colunas de Hércules, atual estreito de Gibraltar.
(*2) Libia, África do Norte.
(*3) Ásia, no caso,  Ásia Menor.
(*4) 50 estádios, calcula-se como sendo 10km e meio.
(*5) Fruto lenhoso,  trata-se da azeitona.
(*6) Fruto escamoso e de difícil conservação, ou seja, a romã.
(*7) Aquele que oferecemos após a refeição da noite, o limão.


Comentários
Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/atlantida
Sobre * atlantida
Rio de Janeiro - RJ

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

17/10/2014


13/09/2014


06/08/2014


20/05/2014


24/04/2014

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 9
Total: 27.569

Feed RSS