É um jovem engraçado, Rock Lee faz parte do Time Gai, com Maito Gai como o seu sensei, e com Hyuuga Neji e Tenten como seus colegas de equipe.
Seu sonho é provar que, mesmo não podendo usar técnicas de Genjutsu ou Ninjutsu, ele pode ser um excelente ninja, através do trabalho duro. Sendo assim, seu treinamento é baseado em técnicas de Taijutsu (combate corpo-a-corpo), sendo capaz de usar Jutsus avançados nessa área, como a Lótus Primária (Omote Renge) e a Lótus Oculta (Ura Renge), e sendo capaz também de abrir seis (dos oito) portões de chakra.
Quando jovem, Rock Lee ficou sabendo que nunca ia poder usar jutsus. Por isso, ele decidiu se focar apenas no taijutsu (combate corpo-a-corpo).Desde então seu sonho foi provar para todos que ele poderia ser um ninja forte,mesmo sem usar Genjutsus ou Ninjutsus,apenas usando Taijutsu.Ele foi o primeiro ninja a passar com apenas taijutsu. Para sua sorte caiu no time de Maito Gai, conhecido como um dos maiores ninjas no taijutsu. Para seu azar caiu no time do gênio Hyuuga Neji. Logo no primeiro dia ele conheceu a rivalidade de Maito Gai e Hatake Kakashi. Conheceu um dos princípios básicos do treinamento de Gai: "se você quer algo, diga que se não conseguir vai fazer algo absurdamente impossível, como dar 500 voltas no vilarejo plantando bananeira. Desse jeito você se vê obrigado a ganhar, e se não ganhar você fará um treinamento para ganhar na próxima vez". É desse jeito que ele (Gai) diz ter superado seu eterno rival, Kakashi. Lee acha um rival no seu mesmo time, Hyuga Neji. O taijutsu, Juuken Ryuu, usado por Neji, é considerado o melhor taijutsu de Konoha. Com o Hakkeshou Kaiten Lee, nem ao menos, consegue chegar perto dele. Por isso, Lee decide que vai derrotar Neji e provar para ele que um fracassado, com trabalho duro, pode vencer um gênio.