Com o surgimento de novos inimigos, os sayajins, Goku os enfrenta e perde a sua vida em uma das batalhas. Mesmo morto, ele consegue a oportunidade de treinar junto a Kaioh Sama, adquirindo mais força. Na batalha contra Freeza, a ira que ele sentiu por ter seu melhor amigo morto o fez despertar o poder do Lendário Super Sayajin.
Com as inúmeras batalhas que enfrentou, Goku se torna cada vez mais forte. Quando ele atinge o pico de sua eficiência física, acaba contraindo uma doença fatal, que poderia levá-lo a morte. Ele só sobrevive porque o jovem Trunks volta do futuro trazendo a cura. Junto, ele traz informações de novos inimigos que Goku terá de enfrentar no futuro, os Andróides. Essa será mais uma batalha que guiará Goku à ultrapassar os limites dos seus poderes. Com o nascimento de Goten, Goku passa a ser pai de duas crianças, mas seu corpo jamais envelhece. Na luta contra Boo, ele mostra várias evoluções em seu estilo de combate, como sua transformação em Super Sayajin 3 e a união através dos Brincos de Fusão (Potara), fornecidos pelo velho Kaiohshin.
Goku, na época em que participou do 28º Torneio de Artes Marciais, treinou sozinho durante muuitos anos, só à espera do dia em que lutaria contra Uubu(reencarnação do Majin Boo). Após isso é o fim da saga Dragon Ball Z.
Também é famoso por usar a frase: "Oi, eu sou o Goku!"