O combate durante as partidas, apresenta aspectos e objetivos básicos de como é uma partida de futebol. No campo, não há a presença dos árbitros, ou seja, se torna partida de futebol sem as regras, assim, os personagens podem bater e atacar seus oponentes de forma legítima, fazer de tudo para vencer a partida.
O capitão de cada equipe tem a capacidade de realizar um “Super Strikers”, que é realizado em um ritmo adequado, gerando pontos extras para a equipe. Além do capitão, que é representado por um personagem principal, há mais três figuras secundárias, que são os companheiros do time.
Kritter é o goleiro padrão para todas as equipes, porém, no modo de jogo “Super Team”, Kritter junto com os jogadores companheiros, são exceções, eles são substituídos por robôs, e assim, o goleiro é uma versão robótica de Kritter.
Os capitães, em relação aos parceiros de time, possuem diferentes graus de jogabilidade, indicando que seus atributos desportivos podem diferir em equilíbrio, defesa, e que permite combinações de equipamentos.
Super Mario Strikers apresenta sistema tático semelhante aos outros jogos do mesmo gênero, e que inclui a capacidade dos jogadores correrem, enfrentarem os adversários, e que fazem de tudo pelo domínio e posse de bola. Entretanto, os jogadores podem acertar os oponentes, tanto com ou sem a bola, para se defender, esta técnica é chamada de “big hit”.